Filmes

Mais que ator: Top Gun faz Tom Cruise virar aviador naval de verdade

Tom Cruise acaba de receber um certificado de Aviador Honorário da Marinha – e ele deve tudo ao seu papel em Top Gun. O filme de 1986 de Tony Scott rapidamente conquistou os fãs com suas sequências velozes e uma história de partir o coração.

Isso não só rendeu quatro indicações ao Oscar, mas também levou a um aumento dramático no número de recrutamento da Marinha dos Estados Unidos. Além disso, Top Gun é amplamente considerado um dos melhores filmes de Tom Cruise e ajudou a consolidar o ator como uma das maiores estrelas de ação de sua geração.

Top Gun gira em torno de Pete “Maverick” Mitchell (Cruise), um piloto atrevido e arrogante da Marinha dos Estados Unidos.

Embora Maverick tenha uma atitude despreocupada ao longo dos dois primeiros atos do filme, isso muda rapidamente com a trágica morte de seu melhor amigo, Nick “Goose” Bradshaw (Anthony Edwards).

Mais especificamente, Goose morre durante um exercício de treinamento após bater com a cabeça no velame da aeronave. Enquanto Maverick consegue se ejetar do avião e depois é inocentado por um comitê de investigação, ele continua se culpando pela morte de Goose.

No final do filme, Maverick finalmente consegue deixar seu amigo ir depois de jogar as etiquetas de identificação de Goose no oceano.

Um aviador de verdade

O Daily Mail relatou que Tom Cruise foi presenteado com o 35º certificado de Aviador Naval Honorário. Enquanto a cerimônia foi realizada no Paramount Studio de Los Angeles, Cruise recebeu o prêmio por meio de uma chamada de vídeo.

As Forças Aéreas Navais disseram que Top Gun não apenas promoveu significativamente a Aviação Naval de uma forma incomparável, mas manteve a determinação e o espírito de todos aqueles que fazem parte da Marinha dos Estados Unidos. Você pode conferir a declaração completa sobre Top Gun abaixo.

“Na história do cinema, não há filme de aviação mais icônico do que o filme Top Gun da Paramount Pictures, de 1986. Seus personagens, diálogos e cenas estão arraigados nas mentes de uma geração inteira de americanos.”

“O filme capturou o coração de milhões, tendo um impacto positivo profundo no recrutamento para a Aviação Naval. Top Gun promoveu e apoiou significativamente a Aviação Naval e colocou porta-aviões e aeronaves navais na cultura popular.”

“Permaneceu fiel à excelência tática incomparável da Escola de Armas de Caça da Marinha, ao espírito da Aviação Naval e ao espírito de luta dos homens e mulheres da maior Marinha do mundo.”

A sequência de Top Gun, Top Gun: Maverick, chegará aos cinemas em julho de 2021, contando com o retorno de Tom Cruise ao elenco.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.