Jeff Bauman se lembra de ter ouvido um grande estrondo momentos antes de sua vida mudar para sempre.

Bauman estava esperando por sua namorada Erin Hurley na linha de chegada da Maratona de Boston de 2013, quando bombas terroristas explodiram nas proximidades, matando três pessoas e ferindo quase 250.

Bauman, que perdeu as duas pernas por causa do ataque, se tornou um símbolo do horror e heroísmo do dia em uma foto que mostrava Carlos Arredondo, Devin Wang e o paramédico Paul Mitchell correndo para conseguir atendimento médico.


O que se seguiu foi um longo e difícil caminho para a recuperação – uma jornada retratada no filme aclamado pela crítica O Que te Faz Mais Forte, estrelado por Jake Gyllenhaal.

História da vida real

“É melhor você vencer”, foram as palavras de despedida de Bauman para Hurley quando a deixou na corrida em 15 de abril de 2013, de acordo com o New York Times.

Após algumas horas de corrida, Bauman, então com 27 anos, estava esperando perto da linha de chegada com duas das companheiras de quarto de Hurley quando um homem estranho chamou sua atenção.

O homem vestia casaco escuro, óculos escuros, boné de beisebol bem apertado na cabeça e trazia uma mochila nas costas. Sua roupa se destacou, especialmente considerando a temperatura quente lá fora – mas foi seu comportamento que realmente chamou a atenção de Bauman.

Enquanto o resto da multidão gritava, o estranho tinha uma expressão séria no rosto.

Quando Bauman olhou para trás novamente, o homem havia sumido, mas sua mochila havia sido deixada na rua.

Então Bauman viu um flash e ouviu um grande estrondo. A próxima coisa que ele percebeu é que estava deitado na calçada, confuso e cheirando a enxofre no ar. A princípio, ele pensou que poderia ter sido um fogo de artifício que deu errado.

Mas depois de se sentar, ele viu os corpos e o sangue que o rodeavam. Ele avistou uma das colegas de quarto de Hurley a alguns metros de distância (ela sobreviveu, mas perdeu parte da perna na explosão).

Não foi até que ele viu o olhar horrorizado em seu rosto quando ela olhou para ele que ele percebeu que ambas as pernas estavam faltando.

Depois de se deitar na rua em puro terror, o médico da emergência Allan Panter começou a cuidar dele. Panter puxou-o para fora da multidão e amarrou um torniquete improvisado em sua perna direita, antes de sair para ajudar os outros.

A seguir, um homem com um chapéu de cowboy chamado Carlos Arredondo correu para o seu lado, colocou-o numa cadeira de rodas e empurrou-o para uma tenda médica e para uma ambulância.

Bauman foi levado às pressas para uma cirurgia de emergência, onde teve as duas pernas amputadas no joelho.

No dia seguinte, ele foi submetido a uma segunda operação para drenar os fluidos internos formados pelo trauma contuso do ataque. Ele também perdeu audição significativa em ambos os ouvidos com a explosão.

Mas apesar de lidar com a dor física e mental de ambas as pernas, ele ajudou a polícia a identificar um dos assassinos de sua cama de hospital.

Bauman ficou no hospital por um total de quatro semanas, durante as quais Hurley nunca saiu de seu lado.

A coisa mais difícil para Bauman reviver durante a produção de O Que te Faz Mais Forte foram as cenas de hospital – particularmente uma que mostra o personagem trocando as bandagens pela primeira vez.

Enquanto O Que te Faz Mais Forte começa com a maratona, a maior parte do filme gira em torno da recuperação de Bauman – tanto física quanto emocional.

Durante seu tempo no hospital, Bauman foi equipado com duas pernas protéticas. Por meio de fisioterapia intensa, ele aprendeu a andar novamente.

Mas sua recuperação não veio sem contratempos. Depois de deixar o hospital, Bauman entrou em depressão e começou a lidar com o álcool. Eventualmente, isso começou a afetar seu relacionamento com Hurley.

A certa altura, o casal se separou, o que serviu de alerta para Bauman. Ele e Erin tiveram uma filha, Nora, em julho de 2014 e se casaram alguns meses depois.

Boston e o mundo o elogiaram como herói por sua sobrevivência. Bauman passou a se concentrar nas próximas etapas de sua vida – literal e figurativamente.

Bauman revelou que cortou o álcool e voltou à faculdade em tempo integral para se formar em engenharia mecânica.

Em fevereiro de 2017, Bauman e Hurley anunciaram seus planos de separação.

Quatro anos após o bombardeio, em setembro de 2017, Jeff Bauman orgulhosamente caminhou no tapete vermelho ao lado de Jake Gyllenhaal na estreia de O Que te Faz Mais Forte. Erin Hurley também compareceu à estreia.

O Que te Faz Mais Forte estreou em setembro de 2017 nos Estados Unidos e em fevereiro de 2018 no Brasil, fazendo grande sucesso com público e crítica.