Alerta de spoilers!

Durante a famosa sequência de Let it Go (Livre Estou) de Frozen, Elsa acaba criando o boneco de neve Olaf. Mas fica a questão: por que exatamente ela fez isso? Vamos mergulhar nessa questão agora.

A Disney chegou a lançar em sua plataforma de streaming o curta Era Uma Vez Um Boneco de Neve, que mostra as origens de Olaf e o que acontece até ele encontrar Anna, Kristoff e Sven.

O curta mostra Olaf andando pela floresta, testando diferentes objetos como nariz, sendo perseguido por lobos, mas não chega a explorar sua criação. Dito isso, ele oferece uma razão mais profunda para seu surgimento.


Ao ser abraçado por um lobo no fim do curta-metragem, Olaf percebe que ama “abraços quentes” e isso o lembra que ele foi criado por Anna e Elsa há muitos anos (embora sem vida na época).

Essa memória cria um vínculo entre o curta anterior de Frozen: A Aventura Congelante de Olaf. Em essência, o curta mostra que a tradição natalina de Anna e Elsa é justamente criar bonecos de neve.

Com isso, a criação de Olaf em Frozen, uma sequência que mostra a Rainha do Gelo deixando tudo para trás, significa que Elsa ainda mantém um aspecto de sua vida antiga vivo: seu relacionamento com sua irmã.

Em outras palavras, isso é algo que ela jamais deixará para trás.

Poderes herdados?

Em Frozen 2, Elsa descobre que ela é o quinto espírito da floresta encantada, mas ela não pode ter sido a primeira pessoa a ter esse poder.

Conforme explicado na continuação, o quinto espírito é a ponte entre o mundo dos humanos e o mundo mágico.

Essa ponte é necessária para restaurar o equilíbrio e acabar com a maldição da floresta.

Depois de quebrar a maldição, Elsa decide abdicar o trono de Arendelle e viver na floresta. É lá onde ela se sente à vontade, por ser o quinto espírito.

Mas Frozen 2 revela que o quinto espírito era uma lenda Northuldra bem antes da Elsa nascer, portanto ela não pode ter sido a primeira pessoa a encarnar o espírito, ou tal lenda não existiria.

Alguns já teorizaram que os poderes mágicos de Elsa vieram de sua mãe, mas se Iduna tinha tais poderes, é possível que ela tenha sido um quinto espírito.

De fato, Iduna é capaz de escutar e responder a Voz, que é algo que somente ela e Elsa são capazes de fazer.

Dessa forma, o quinto espírito passa para o corpo da filha quando a mãe morre, o que explica por que Elsa somente começou a escutar o chamado, quando adulta, após a morte de Iduna.

Outra possibilidade é que o quinto espírito é algo extremamente raro, que somente retorna quando o mundo mais precisa dele.

Com as ações dos arendellianos ameaçando o equilíbrio da humanidade com a natureza, surgiu a necessidade de um novo espírito. Com isso, Elsa acaba tornando-se o quinto espírito.

Frozen pode ser assistido em DVD, Blu-ray e em plataformas digitais. O filme estará disponível no Disney+, quando chegar ao Brasil.