Filmes

Quase 10 anos depois, grande erro é encontrado em final de Crepúsculo

Adaptar livros como filmes pode ser um desafio; não apenas há uma preocupação em acertar as coisas, mas os cineastas também precisam levar em conta a tradição e as “regras” do livro quando se trata de histórias sobrenaturais.

Com Crepúsculo, que consiste em várias “regras” e mitologia em torno dos vampiros, lobos e seus poderes, este era definitivamente um aspecto que os cineastas tinham que ficar de olho. Na maioria das vezes, eles se saíram bem.

Mas há um grande buraco na trama causado por inconsistências com as regras dos vampiros, e está no capítulo final.

Grande furo de roteiro

Mesmo que Crepúsculo tenha prenunciado os lobos, não é até A Saga Crepúsculo: Lua Nova que eles aparecem. Jacob Black se transforma em um no meio do filme, tornando-se parte do grupo de protetores com metamorfose da tribo Quileute.

Eles usam o termo “lobisomens”, mas mais tarde, os livros diferenciam os dois.

Independentemente disso, Bella se torna muito conectada com Jacob e passa muito tempo com a tribo. Quando ela pula do penhasco – como parte de seu plano para ver as aparições de Edward quando ela está em perigo ou tendo uma descarga de adrenalina -, Alice vê isso.

Mas o que a faz entrar em pânico e contar aos outros Cullens é o fato de que ela não pode ver Jacob puxar Bella para fora da água. Quando ela volta para a casa de Bella mais tarde, ela está muito chocada (e irritada) por não poder ver as ações de Jacob.

Se for esse o caso, por que ela pode ver o futuro dele em A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2?

A maneira como as visões de Alice funcionam nos livros e filmes é que ela pode ver o futuro com base em decisões. Como Edward diz no primeiro filme, o futuro está sempre mudando com base no que as pessoas decidem.

Então, Alice poderia ver a decisão de Bella de pular do penhasco muito antes de Bella realmente o fazer (porque ela estava muito determinada). Ela veio para Forks porque estava convencida de que Bella morreu, porque seu futuro havia desaparecido.

Avance para A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 e ainda há outro ser que Alice não pode ver: Renesmee. Assim que Bella engravidou, seu futuro ficou confuso para Alice, o que a alarmou.

Em parte, é por isso que Alice foi um dos muitos Cullens contra Bella passando por sua gravidez. Ela não conseguia ver se Bella viveu ou morreu.

Nos livros, há a hipótese de que, porque Alice nunca foi um metamorfo (como Jacob) nem um híbrido de vampiro e humano (como Renesmee), ela não pode ver suas decisões.

É como, porque ela não tem uma visão sobre a forma como suas mentes são feitas, ela não pode decidir quais decisões eles escolhem.

A maneira que ela encontrou Nahuel em A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 é sabendo que outros híbridos de vampiro e humano existem no Brasil e procurando por pontos cegos. Esses pontos cegos apontam para crianças como Nahuel.

Então, nas cenas finais de A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2, Alice não deveria ser capaz de ver Renesmee e Jacob adultos junto com Bella e Edward. Mas ela pode no filme.

Este é, obviamente, um enorme buraco na trama. Obviamente, é um ponto cego dos escritores e cineastas, já que eles o estão usando como uma forma de mostrar que tudo ficará bem. Para mostrar o futuro agora que a série acabou.

Isso, é claro, não está nos livros. Mas para o cinema, é um dispositivo narrativo, então eles não estavam realmente preocupados em interferir nas regras deste mundo.

No entanto, se você quiser procurar uma explicação de como isso é possível, existem algumas maneiras de encontrar “respostas”. Por um lado, o filme não é tão aprofundado quanto os livros sobre por que Alice não pode ver Jacob e Renesmee. Sim, é mencionado algumas vezes, mas é só isso.

Então, com essa lógica do filme, é possível que as longas horas com Jacob e sua matilha em A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 e A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2 tenham dado a Alice muito mais detalhes sobre suas mentes. E trabalhando com eles, ela foi capaz de vê-los mais e mais.

Isso é o que um usuário do Reddit apontou.

“Ela realmente não pode ver o futuro dos lobos, talvez, mas imagino que, uma vez que o clã está envolvido na mesma luta com os lobos, talvez ela os veja por causa de sua conexão com o clã, ao invés de vê-los separadamente”, escreveu.

O usuário também levantou a hipótese de que, porque Jacob teve um ‘imprinting’ com Renesmee, que está em seu clã e é parente de Edward, talvez isso tenha fortalecido sua habilidade com eles.

O site de fãs Twilight Lexicon também levantou a hipótese de que Alice estava realmente vendo o futuro de Edward e Bella, apenas. Isso também vale para a grande cena de batalha, que é essencialmente apenas uma visão na mente de Alice, que ela está mostrando a Aro.

Qualquer teoria que tente explicar isso é um pouco nebulosa só porque nunca foi explicado por que de repente Alice pode ver o futuro de Jacob e Renesmee, ou ver como os lobos lutaram contra os Volturi.

Mas, considerando que é tudo um mundo fictício de qualquer maneira, tudo pode acontecer, certo?

No Brasil, os filmes de Crepúsculo estão agora disponíveis no Amazon Prime Video.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.