Com O Rei Leão 2 confirmado como um prelúdio, quanto já se sabe sobre a história de Mufasa? Atualmente, a Disney está ocupada refazendo seus clássicos de animação em live-action, e O Rei Leão de 2019 provou ser um dos mais bem-sucedidos de todos os tempos.

Usando CGI realista e de ponta para renderizar os personagens queridos dos fãs, como Simba, Nala e Scar, O Rei Leão foi dirigido por Jon Favreau e quebrou a barreira de US$ 1 bilhão na bilheteria, mas foi lançado com críticas mistas.

O consenso geral afirma que O Rei Leão falhou em estar no mesmo nível de seu seu antecessor, mas uma linha comum entre ambos é a escalação de James Earl Jones como Mufasa.


O Rei das Terras do Orgulho e pai amoroso de Simba, Mufasa é morto na cena de debandada famosa de O Rei Leão, mas deixa uma impressão memorável, no entanto.

Dado o sucesso do primeiro filme, não é nenhuma grande surpresa que a Disney anunciou uma continuação de seu remake de 2019 de O Rei Leão – um prelúdio focado na juventude de Mufasa.

Com Barry Jenkins substituindo Favreau na cadeira do diretor, alguns relatórios afirmam que O Rei Leão 2 será uma narrativa dividida – uma parte como um prelúdio centrado em Mufasa e uma parte como uma sequência com o Simba adulto.

Em qualquer caso, os fãs de O Rei Leão receberão muito mais informações sobre Mufasa de James Earl Jones no próximo filme.

A série de TV A Guarda do Leão da Disney fornece uma breve visão sobre os primeiros anos de Mufasa e seu malvado irmão mais novo, Scar.

Como leões adolescentes, Mufasa era o filho mais velho e herdeiro da Pedra do Reino e Scar foi nomeado líder da Guarda do Leão, protegendo os animais de ameaças externas.

Constantemente lutando contra os inimigos enquanto Mufasa permanecia o amado príncipe despertou o ciúme de Scar, e ele até mesmo derrubou um plano de traição por outro leão, recebendo seu famoso ferimento no olho no processo.

Quando Scar voltou para a Pedra do Reino e contou a Mufasa sobre seus feitos, o irmão de Scar meramente o tratou com um sentimento de superioridade, e isso consolidou a vilania de Scar.

Em O Rei Leão de 2019, Mufasa é apontado como o responsável pela ferida de Scar, então é improvável que esta história de fundo permaneça intacta.

Com isso dito, O Rei Leão 2 quase certamente irá explorar o ressentimento persistente de Scar, e como a arrogância juvenil de Mufasa pode ter afastado seu irmão.

A origem de Mufasa

Um relato muito diferente da história de fundo de Mufasa é fornecido no livro de 1994 da Disney, A Tale of Two Brothers. Aqui, um jovem Scar já é um vilão astuto, constantemente tentando colocar Mufasa em problemas ou colocá-lo em perigo.

Sempre o leão valente, Mufasa salva a si mesmo e Scar de um ataque de búfalo que o irmão mais novo instigou, pintando uma dinâmica de herói e vilão mais direta entre os dois.

O livro nomeia Mufasa e o pai de Scar como Ahadi, que é acusado de favorecer seu filho mais velho, criando tensão entre os dois irmãos.

Mufasa conta um pequeno pedaço de sua história no filme de animação original de O Rei Leão de 1994.

Antes de mostrar a Simba os grandes reis do passado dentro do céu estrelado, Mufasa declara orgulhosamente: “Deixe-me dizer-lhe algo que meu pai me disse.”

Muito pouco se sabe sobre os pais de Mufasa, mas está claro que a maioria das lições que ele ensinou a Simba veio de seu próprio pai.

Em O Rei Leão 2, é provável que Mufasa seja o jovem exuberante, enquanto seu pai será o governante sábio, oferecendo algumas dicas sobre como Mufasa cresceu para se tornar o grande líder visto em O Rei Leão.

Sarabi, a esposa de Mufasa, provavelmente será uma personagem importante em O Rei Leão 2.

No mundo fictício de O Rei Leão, os príncipes são prometidos a suas futuras companheiras desde tenra idade, o que significa que qualquer história em forma de prelúdio estrelada por Mufasa quase certamente revelará como ele conheceu a mãe de Simba e se sua conexão era imediata, ou se esses dois resistiram ao acordo antes de se apaixonarem de verdade.

Entre o livro de O Rei Leão e os desdobramentos da TV, há uma base sólida de história para construir. Se este material é canônico é discutível, entretanto, e há grandes contradições entre cada relato – como Scar obteve sua cicatriz, por exemplo.

Consequentemente, O Rei Leão 2 provavelmente dará sua própria interpretação da juventude de Mufasa.

A Disney ainda não anunciou uma data de lançamento para O Rei Leão 2.