Filmes

Revelado por que Bill & Ted 3 demorou 30 anos para chegar

Bill & Ted – Uma Aventura Fantástica ficou em uma prateleira por um ano até seu lançamento em 1989. Bill & Ted: Dois Loucos no Tempo foi lançado apenas dois anos depois – muito rapidamente, em comparação.

Depois disso, não houve mais nada. Bill & Ted: Dois Loucos no Tempo terminou com uma montagem musical mostrando como os personagens se tornaram lendas do rock e – presumivelmente – salvaram o mundo.

A história poderia ter terminado aí, e por um tempo a história acabou aí. Entre 1991 e 2009, não ouvimos realmente nada sobre Bill & Ted 3 além da noção geral de que completar uma trilogia seria o mais triunfante.

Mas você não pode realmente fazer um novo filme de Bill & Ted sem Bill (Alex Winter) e Ted (Keanu Reeves), e esses caras nunca colocariam os pés em uma cabine telefônica de viagem no tempo sem o trabalho dos roteiristas originais Chris Matheson e Ed Solomon.

Essas são muitas peças caras para colocar no lugar.

Em 2007, surgiu uma pequena possibilidade de um terceiro filme de Bill & Ted. Vamos falar sobre como isso aconteceu e por que demorou mais alguns anos para finalmente nos levar a Bill & Ted: Encare a Música.

Longa demora

Em 2010, Winter confirmou os rumores de que Chris Matheson e Ed Solomon estavam trabalhando em um roteiro para Bill & Ted 3. Acontece que a dupla de roteiristas abordou Winter e Reeves já em 2007 com suas ideias.

Mas há uma grande diferença entre “começar um roteiro” e fazer um filme, então o que fez Bill & Ted 3 demorar tantos anos para chegar aos cinemas?

Apesar de sua experiência no setor, Chris Matheson e Ed Solomon escreveram Bill & Ted 3 por conta própria. Significa apenas que o roteiro não foi encomendado nem solicitado por nenhum estúdio.

Essencialmente, eles escreveram de graça, o que nenhum escritor fará, a menos que seja verdadeiramente apaixonado por um projeto. Matheson, Solomon, Winter e Reeves estavam todos interessados, mas quatro pessoas querendo fazer um filme não significa que um filme será feito.

E trabalhar assim também significa que, para comer, você precisa trabalhar em outros projetos e mergulhar no projeto de estimação de Bill & Ted quando houver tempo.

O roteiro de Bill & Ted 3 passou por várias iterações. Houve conversas sobre o que fazer com Rufus após o falecimento de George Carlin. Os filhos de Bill e Ted eram originalmente filhos em vez de filhas.

Outra grande questão que precisava ser enfrentada era como lidar com uma música que une o mundo em paz e harmonia – você toca a música ou não? Se você tocar a música que salva o universo, não precisa soar incrível?

Se você juntar tudo isso, faz sentido que o roteiro não tenha encontrado seu caminho para a linha de chegada até 2018.

E em 2018, o panorama da televisão e do cinema mudou bastante – passamos de remakes sendo a grande coisa da indústria para revivais sendo a grande coisa.

Por fim, Bill & Ted 3 parecia perfeitamente posicionado para o momento.

De 2018 até a data de lançamento de 2020 não é muito longo em termos de produção de filmes. Eles tiveram que trabalhar com agendas apertadas.

Keanu Reeves tem a franquia de John Wick na qual ele trabalha de vez em quando. Há também Matrix 4. Alex Winter também estava ocupado dirigindo seu documentário Showbiz Kids.

O único outro grande obstáculo que Bill & Ted: Encare a Música enfrentou foi a pandemia de coronavírus. Como acontece com muitos filmes agora, havia a questão de quando e como você lança um grande filme em um momento em que as pessoas não podem realmente ir ao cinema.

Afinal, o maior motivo pelo qual os financistas concordaram em colocar seu dinheiro neste projeto foi o potencial retorno de bilheteria. Eles tiveram que descobrir uma estratégia de lançamento que levaria o filme ao maior número de fãs possível, protegendo ao mesmo tempo o investimento dos financiadores.

No fim, Bill & Ted: Encare a Música acabou sendo adiado e lançado simultaneamente nos cinemas e em plataformas de streaming nos Estados Unidos em 28 de agosto.

No Brasil, só agora Bill & Ted: Encare a Música, com Alex Winter e Keanu Reeves, está em exibição em alguns cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.