Netflix

Uma Invenção de Natal, da Netflix, tem ligação com Pantera Negra

Uma Invenção de Natal é uma adição surpreendentemente sólida para a grande tradição do cinema de Natal e se destaca do resto dos filmes de Natal originais da Netflix. E o musical, estrelado por Forest Whitaker como um inventor excêntrico e fabricante de brinquedos, tem uma homenagem afetuosa ao filme Pantera Negra do MCU.

Dado não apenas o envolvimento de Whitaker, mas também o compromisso do filme com a cultura negra, é uma ótima referência. O musical, dirigido por David E. Talbert e estrelado por Whitaker ao lado da estreante Madalen Mills, Keegan-Michael Key, Ricky Martin e Hugh Bonneville de Downton Abbey, rapidamente saltou para o topo na Netflix.

Parte desse sucesso se deve aos grandes números musicais, escritos em parte por John Legend, que combinam caprichos festivos com coreografia da Broadway e ótimas performances de canto (incluindo Whitaker).

Como Crônicas de Natal antes dele, Uma Invenção de Natal tem uma chance real de se tornar um favorito do feriado.

O design de produção é tão impressionante e imaginativo que há um verdadeiro banquete de detalhes no musical, que pode passar despercebido graças aos cenários luxuosos em primeiro plano.

Mas um detalhe que se destaca é a comovente homenagem ao papel de Whitaker em Pantera Negra, que vem na forma de uma etiqueta de bagagem em uma caixa de seu personagem Jeronicus Jangle.

E há um significado duplo e mais profundo para a referência que vai além do trabalho de Whitaker em ambos os projetos. A referência aparece quando Jeronicus é mostrado abrindo um baú.

Homenagem a Pantera Negra

Ao lado, marcando o hábito passado assumido pelo inventor de viajar pelo mundo estão rótulos, incluindo um que diz “Wakanda, o Grande País”. É apropriado superficialmente porque Forest Whitaker tem estado muito em Wakanda graças ao seu papel como o ancião estadista Zuri, que apropriadamente protege a magia da erva em forma de coração de Wakanda.

E então há a ligação entre os projetos em termos de inventividade e excelência negra: em ambos os casos, os locais centrais são centros para invenções de sucesso mundial (embora em escalas diferentes), por isso é duplamente importante.

Mas, ainda mais crucial, a referência para Wakanda se encaixa no impulso criativo de David Talbert para fazer Uma Invenção de Natal.

Como a estrela Phylicia Rashad (que interpreta Vovó Journey) disse ao Vibe em uma entrevista, Talbert está trabalhando no musical há vinte e dois anos e o produto final é uma expressão do que ele tem de melhor.

Ela diz que mesmo que o elenco não soubesse da referência, o diretor a colocaria ali como uma expressão da “magia que nós, como pessoas, somos” mesmo depois de encerrada a filmagem.

Para Rashad, a referência a Pantera Negra de Talbert é outra parte do compromisso de Uma Invenção de Natal em celebrar as identidades negras de uma forma que muitos filmes simplesmente não fazem, particularmente no mundo dos musicais, e se encaixa na importância da cultura e da música negras para a experiência do filme.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.