Filmes

Verdade por trás de Invocação do Mal é de arrepiar

A franquia Invocação do Mal, iniciada pelo cineasta James Wan, é um dos maiores sucessos do terror moderno.

O primeiro filme estreou em 2013, fazendo grande sucesso com público e crítica. A arrecadação foi tão boa que o longa-metragem rapidamente ganhou derivados e até uma sequência.

Embora seja assustadora, a franquia Invocação do Mal é baseada em histórias que realmente podem ter acontecido na vida real. Continue lendo para saber mais sobre as sinistras inspirações por trás dos filmes.

Inspirações sinistras

Invocação do Mal é sobre a família Perron e as experiências traumáticas que estão tendo em sua nova casa em Rhode Island.

Os Perron (o marido Roger, a esposa Carolyn e suas cinco filhas) mudaram-se para o que era conhecido como Old Arnold Estate em 1970.

Quase imediatamente, a família relatou atividades paranormais, como móveis flutuantes ou móveis, portas abrindo e fechando, sons desencarnados e até mesmo sendo empurrados, puxados e feridos por espíritos invisíveis.

Ao chamar os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren, eles descobriram que a propriedade era assombrada por vários fantasmas, mas que um espírito particularmente malévolo chamado Bathsheba os estava atacando.

Bathsheba, que vivia na propriedade nos anos 1800, era uma suposta satanista e foi acusada pelo assassinato violento de seu primeiro filho.

Invocação do Mal 2 é sobre uma garota sendo possuída por um demônio em Londres.

A família Hodgson relatou ter vivenciado fenômenos incomuns em sua casa em Londres em agosto de 1977 (como móveis voando pelo ar e objetos sendo lançados em direção a testemunhas).

Janet, uma das três crianças da família Hodgson, alegou que estava sendo possuída por um homem chamado Bill Wilkins – mais tarde foi confirmado que um homem com esse nome de fato morava na casa e morreu lá de hemorragia cerebral.

Embora Janet tenha admitido que cerca de “dois por cento” da assombração foi inventada, ela afirmou que o Poltergeist de Enfield era real.

Annabelle, Annabelle 2: A Criação do Mal e Annabelle 3: De Volta Para Casa contam a história de Annabelle, uma boneca malvada que aterroriza seus donos.

Annabelle é uma boneca que se acredita estar imbuída de um espírito maligno. Embora a boneca Raggedy Ann da vida real tenha uma aparência muito menos assustadora do que sua versão no cinema, dizem que ela aterrorizou sua dona.

A história da boneca começa em 1970, quando uma enfermeira a recebeu como presente de aniversário de sua mãe. Ela logo começou a perceber que a boneca mudava de posição sozinha. Ela então começou a encontrar notas assustadoras com mensagens como “Ajude-me” escritas nelas.

E, supostamente, ela uma vez encontrou a boneca vazando sangue. Mais uma vez, os Warren foram contatados para fornecer ajuda. Segundo eles, a boneca não estava possuída, mas sendo manipulada por um espírito. Eles limparam a casa e levaram a boneca para o Museu Oculto dos Warrens, onde ela permanece até hoje.

No Brasil, filmes como Invocação do Mal, Invocação do Mal 2 e Annabelle estão agora disponíveis na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.