Filmes

Crepúsculo: Mistério sobre Bella é explicado

Os vampiros em Crepúsculo têm poderes únicos para cada um deles, e alguns deles ficaram surpresos ao descobrir que suas habilidades não tinham efeito sobre a mortal Bella Swan, especialmente aquelas envolvendo truques mentais.

No entanto, Jasper Cullen pode afetar Bella com seu talento peculiar – e aqui está o porquê. Em 2005, Stephenie Meyer apresentou aos leitores um mundo onde vampiros, humanos e lobisomens coexistem em Crepúsculo, a primeira parte em uma série de quatro romances.

O núcleo da série foi o (muitas vezes problemático) romance entre a mortal Bella Swan e o vampiro Edward Cullen, que se deparou com diferentes obstáculos, mesmo depois que Bella foi transformada em vampira.

O interesse de Edward por Bella começou quando seu “cheiro” era muito irresistível para ele, a ponto de ele considerar matá-la e a seus colegas de classe, e quando percebeu que ela era a única pessoa cuja mente ele não conseguia ler.

No último livro da série, Amanhecer, Bella finalmente se tornou uma vampira, e depois disso, foi revelado por que Edward não conseguia ler sua mente: Bella tinha a habilidade de se proteger de quaisquer poderes que afetam a mente.

Uma vez que ela se transformou totalmente em uma vampira, essa habilidade se tornou seu poder, e ela não só foi capaz de se proteger, mas também aqueles ao seu redor, e no final do livro, ela finalmente deixou Edward acessar sua mente.

No entanto, antes que isso fosse explicado, havia um irmão Cullen que foi capaz de afetar Bella com seu poder: Jasper.

O poder de Jasper é um dos mais interessantes no universo de Crepúsculo, pois ele pode sentir e mudar as emoções das pessoas ao seu redor, o que foi útil várias vezes, especialmente no meio de um conflito.

Jasper tem que ter cuidado com essa habilidade para não criar uma falsa realidade, fazendo com que os outros sintam o que ele quer, em vez do que estão realmente experimentando.

Jasper poderia realmente usar seu poder sobre Bella quando ela era humana, e é até mencionado algumas vezes nos livros como ela percebeu sua influência no humor de onde quer que estivessem.

Isso levantou algumas questões sobre como os poderes de Jasper funcionam tão bem quanto o escudo de Bella, já que ele pode afetá-la facilmente, mas muitos outros, como Edward e Jane, não tiveram efeito sobre ela.

Confuso mistério

Stephenie Meyer tentou explicar isso em seu site, mas a resposta não convenceu os fãs de Crepúsculo.

De acordo com Meyer, o que Jasper faz não é uma ilusão, e seu poder se concentra no corpo físico, “diminuindo o pulso e aumentando os níveis de endorfina para acalmar alguém” ou aumentando o pulso e bombeando a adrenalina para o efeito oposto.

Alguns fãs não estão totalmente de acordo com a explicação de Meyer, apontando que, nesse caso, Jane também poderia manipular o corpo (por exemplo, as terminações nervosas para causar dor), embora Meyer também insista que o poder de Jane é sobre a mente, portanto Bella poderia bloqueá-la.

No Brasil, os filmes de Crepúsculo estão agora disponíveis no Amazon Prime Video.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.