Filmes

Finalmente entenda quem são os misterioso personagens de Matrix

Quem são os Gêmeos na franquia Matrix, exatamente? Os capangas albinos apareceram pela primeira vez em Matrix Reloaded de 2003, e os fãs têm ponderado a resposta para isso nas quase duas décadas desde então.

Isso nunca foi definitivamente explicado pelas Wachowski ou qualquer outra pessoa envolvida na produção, mas isso não impediu os fãs de tentarem juntar as peças ao longo dos anos, ou mais recentemente de se perguntarem se os Gêmeos farão outra aparição em Matrix 4 quando chegar aos cinemas (e no HBO Max) em 2021.

É compreensível por que o público ficou tão fascinado com os Gêmeos ao longo dos anos. Em um mundo de código uniforme, eles eram memoráveis, mesmo sem muito diálogo. Seu albinismo e dreads brancos com suas roupas totalmente brancas se destacaram contra todos os outros personagens vestidos de preto sobre preto.

Suas habilidades únicas os tornavam quase tão poderosos quanto Neo. Isso os distinguia como rastreadores de elite, com o Merovíngio os mantendo como seu próprio músculo pessoal e forças especiais. Os Gêmeos tinham o poder da intangibilidade, sendo capazes de entrar e sair de um estado corporal.

Isso deu a eles a capacidade de passar por pisos e paredes, permitir que as balas passassem diretamente por seus corpos intangíveis e curar imediatamente quaisquer ferimentos e danos sofridos enquanto na forma corpórea – em essência, eles poderiam se “reinicializar” para um estado perfeitamente intacto.

Isso os tornou inimigos formidáveis, e não é de se admirar que os fãs tenham se perguntado sobre sua origem por anos. Existem duas teorias principais.

A primeira teoria é que os Gêmeos já foram agentes. Sabe-se que eles são “Exilados” – programas desonestos expulsos do mainframe. Mas esta teoria postula que eles eram anteriormente agentes de uma versão muito mais antiga, agora extinta de Matrix, e eles eventualmente se tornaram desonestos e foram expulsos.

Essa teoria tem algum sentido. Afinal, os Agentes exigem uniformidade e enquanto o Merovíngio mantém uma espécie de ordem, é a ordem de um chefão do crime e corretor de informações que constrói uma rede de programas marginalizados, exilados, anátema para o que são os Agentes.

É possível que os Gêmeos se alinharam com o Merovíngio quando suas crenças começaram a divergir dos outros agentes e eles se tornaram rebeldes, ou que foram expulsos antes de conhecer o Merovíngio e acabaram com ele, já que ele é o protetor dos programas exilados da Matrix.

Misteriosos personagens

A segunda teoria é que eles eram Agentes mais velhos que uma vez foram infectados com um vírus de computador na Matrix do Arquiteto que o Merovíngio removeu, restaurando-os.

É possível que eles tenham sido exilados dos outros Agentes como resultado deste vírus, ou eles foram alterados tanto após sua remoção que foram expulsos, acabando a serviço do Merovíngio.

Qualquer cenário explicaria sua lealdade, bem como sua aparência dramaticamente diferente, distorcida por um vírus. É importante notar que o Merovíngio acredita que a natureza da existência na Matrix é causalidade, e não escolha.

Os Gêmeos se rebelando e procurando por ele não se encaixariam em sua visão de mundo, mas contrair um vírus e acabar sob seus cuidados, sim.

O jogo Matrix Online, de 2005, pode fornecer algumas evidências a essa última teoria. Com Matrix 4 estreando, pode provar que não é canônico, mas o jogo foi feito para atuar como uma continuação da trilogia de filmes.

No final de Matrix Reloaded, os Gêmeos explodiram, mas não ficou claro se eles sobreviveram ou não, pois se tornaram intangíveis enquanto voavam pelo ar.

Matrix Online, no entanto, mostrou o Merovíngio enviando seus agentes para encontrar e recuperar os pedaços fragmentados dos Gêmeos, permitindo-lhe reforjá-los em estados totalmente funcionais mais uma vez.

Sua habilidade em consertar os Gêmeos gravemente danificados indica que ele já teve alguma experiência em consertá-los antes.

A história completa dos Gêmeos pode nunca ser conhecida, o que não é uma coisa ruim. É uma ideia dos filmes de Matrix que os fãs ainda estão adivinhando duas décadas depois. Felizmente, Matrix 4 continuará com o legado.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.