Grande erro de Titanic é enfim resolvido

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Titanic de James Cameron tem um pequeno buraco na trama com a narrativa do colar. No primeiro ato, a versão mais velha de Rose (Gloria Stuart) afirma que ela só usou “o Coração do Oceano” uma vez; ainda assim, uma cena de flashback revela que ela orgulhosamente vestiu o Coração do Oceano em mais de uma ocasião.

Dado o intervalo de tempo de 84 anos, Rose pode ter dificuldade em se lembrar dos detalhes, mas ela também pode ter optado descaradamente por bloquear as memórias de sua experiência no Titanic.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O colar de diamantes move a história para frente em Titanic. Na narrativa de 1996, Brock Lovett (Bill Paxton) lidera uma expedição para encontrar o Coração do Oceano e, posteriormente, encontra o desenho de uma mulher vestindo a relíquia histórica.

A partir daí, a velha Rose relembra suas experiências a bordo do RMS Titanic e os eventos que a levaram a usar o colar de diamantes enquanto posava para um homem chamado Jack Dawson (Leonardo DiCaprio). Kate Winslet retrata Rose de 17 anos na linha do tempo de 1912.

Em Titanic, a sequência do retrato no meio do filme ancora a narrativa e também marca o momento em que Rose e Jack se apaixonam de verdade. A primeira metade do filme explora a amizade deles a bordo do navio condenado, junto com o relacionamento difícil de Rose com o noivo Cal Hockey (Billy Zane).

O rico empresário menospreza continuamente Jack no filme de Cameron, mas ainda o convida para um jantar de primeira classe: uma recompensa por acalmar Rose quando ela parecia pronta para acabar com sua vida. Isso tudo leva à agora famosa cena do retrato, na qual Rose pede a Jack para pintá-la nua.

A personagem de Winslet, então, tira a roupa e não veste nada além do Coração do Oceano. Em 1996, a Rose mais velha afirma que só usou o colar aquela vez, mas na verdade o usou antes, quando foi dado a ela por Cal como um presente para acalmar seus nervos.

Aparente furo na trama

Na marca de 46 minutos em Titanic, Rose passa algum tempo em silêncio em seu quarto depois de ser salva por Jack. Cal faz uma visita a ela e, inexplicavelmente, não parece entender a origem da “melancolia” de sua noiva.

Ele, entretanto, vem com um presente: um diamante de 55 quilates que pertencia a Henrique XVI, o Coração do Oceano.

“É avassalador”, diz Rose depois que Cal coloca “o Coração do Oceano” em volta do pescoço e amorosamente olha seu rosto no espelho.

É importante ressaltar que esse momento não ocorre no mesmo dia da sessão de arte de Rose com Jack, mas sim pelo menos um dia antes, razão pela qual alguns interpretam a afirmação de Rose de que ela “só o usou uma vez” como um buraco na trama.

Contudo, ela não estava realmente “vestindo” isso. Na mente de Rose, ela não fez ativamente a escolha de usar o Coração do Oceano até o dia seguinte, quando ela modelou para Jack.

O colar mais tarde desempenha um papel importante na segunda metade do filme, quando Cal trama contra o personagem de DiCaprio e usa o diamante como um dispositivo de enquadramento.

O polêmico final de Titanic revelou que Rose tinha “o Coração do Oceano” o tempo todo, o que aparentemente se conecta à afirmação de que ela o usou apenas uma vez. No final das contas, Rose deixou o passado para trás lançando o colar no oceano.

É um momento comovente para fechar o filme, e ele se vincula tematicamente ao conceito de “Eu nunca desistirei”, que é constantemente reforçado ao longo da narrativa. Portanto, se o colar de diamantes representa uma memória positiva e duradoura de Jack, então Rose provavelmente bloqueou qualquer associação negativa com Cal.

Afinal, os dois homens morreram tragicamente, e as especificidades das memórias irão mudar naturalmente ao longo de várias décadas.

Mas mesmo que Rose possa estar totalmente ciente de que Cal originalmente colocou o Coração do Oceano em volta do pescoço no início de Titanic, ela pode realmente acreditar que ela realmente só usou o colar enquanto posava para Jack.

Titanic está agora disponível no Telecine Play.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio