Filmes

Henry Cavill pode voltar como Superman de forma inesperada na DC

“Você vai acreditar que uma mulher (maravilha) pode voar.” Essa é a abordagem adotada pela cineasta da franquia de Mulher-Maravilha, Patty Jenkins, ao dirigir o primeiro longa-metragem da super-heroína, também o primeiro filme de super-herói com uma protagonista feminina da era moderna, que buscou inspiração em outra estreia: Superman – O Filme, de 1978, de Richard Donner.

O primeiro longa-metragem de super-herói de grande orçamento transformou Jenkins de 7 anos de idade em uma fã de longa data do Homem de Aço, interpretado na época por Christopher Reeve, deixando uma marca nela que impactaria o DCEU quase 40 anos depois com Mulher-Maravilha de 2017.

“Superman – O Filme abalou meu mundo. Foi como se tivesse mudado meu mundo. Eu chorei. Nunca vou esquecer cada momento”, disse Jenkins a Donner em um podcast do Director’s Guild em 2017.

“Eu era o Superman. E eu assisti ao filme e o menino levantava o carro e eu me apaixonei por cada passo da viagem depois disso. Nunca vou esquecer como isso me fez sentir depois. Eu acreditava que poderia ser o Superman. Eu queria ser o Superman.”

O clássico Superman – O Filme de Donner impactaria Jenkins novamente em Mulher-Maravilha 1984, tendo como pano de fundo a excessiva década de 1980 com uma heroína líder que é descaradamente da velha escola e uma promotora de verdade, justiça – e do jeito das amazonas.

Como Jenkins disse em uma entrevista ao Los Angeles Times: “O que acho interessante sobre a Mulher-Maravilha é que ela e o Superman são o norte verdadeiro, super-heróis muito simples. Eles são pessoas com superpoderes que estão aqui para salva o dia.”

Outros super-heróis “tinham alguma inclinação ou ângulo que os separava”, acrescentou Jenkins, “e acho que era algo que estava estranhamente ausente em tantos filmes de super-heróis. Nenhum deles era muito simples nesse aspecto. Adorei fazer isso com ela.”

Mulher-Maravilha 1984 parece ser o último filme solo da Mulher-Maravilha ambientado no passado: Jenkins e a estrela Gal Gadot concordam que é hora de trazer Diana Prince de volta a um cenário contemporâneo em Mulher-Maravilha 3.

Pouco antes da Warner Bros. anunciar que Jenkins e Gadot voltariam para concluir sua trilogia de cinema há muito planejada, a diretora revelou que há “muito potencial” para um filme do Superman – e é um que Jenkins deseja dirigir.

Enquanto Diana Prince de Gadot se prepara para laçar seu terceiro filme solo no DCEU – sua quinta aparição geral, depois de papéis em Batman vs Superman: A Origem da Justiça e Liga da Justiça -, Superman permanece no limbo.

O super-herói kryptoniano de Henry Cavill lançou o DCEU no filme O Homem de Aço dirigido por Zack Snyder em 2013 antes de retornar em Batman vs Superman: A Origem da Justiça e Liga da Justiça, e agora o futuro do personagem está muito no ar: ele fez uma aparição especial em Shazam!, onde um dublê veste a capa e o traje de um Superman que aparece apenas do pescoço para baixo.

Em setembro de 2018, relatos afirmavam que Cavill havia abandonado seu papel no DCEU – tornando-o um mundo sem um Superman. O próprio Henry Cavill dissiparia esses rumores, dizendo à Variety que “adoraria interpretar o personagem novamente”.

Ele voltaria ao papel da DC para gravações adicionais em Liga da Justiça de Zack Snyder, o longo Snyder Cut que irá cumprir os planos originais do diretor para o conjunto de super-heróis (completo com um Superman vestido de preto), mas depois o próprio Henry Cavill esclareceu que não está envolvido nessa parte da produção.

Em maio de 2020, foi relatado que Superman voltaria com Cavill no papel – em algum momento, em algum lugar. DC Filmes foi dita estar trabalhando onde o personagem se encaixa melhor no DCEU e que o tão esperado O Homem de Aço 2 não faz parte dos planos da franquia.

O lugar certo para o retorno do Superman?

Dada a admiração de Jenkins pelo personagem e pelo cenário atual de Mulher-Maravilha 3, há uma chance do Superman de Cavill retornar ao lado da super-heroína de Gadot.

Quando questionada sobre a união da Mulher-Maravilha com outro herói da DC Comics em um terceiro filme, Jenkins disse que teria que ser “intrínseca à história”.

“Acho que há pessoas fazendo ótimos filmes de equipe. Essa não é minha preferência”, disse Jenkins em uma entrevista recente.

“Eu amo uma história singular muito poderosa. Você nunca sabe se algo vai acontecer que nos faça sentir que seria intrínseco à história, mas eu nunca faria isso por qualquer outro motivo.”

A Mulher-Maravilha de Gal Gadot e o Superman de Henry Cavill retornam em Liga da Justiça de Zack Snyder, que estreia no HBO Max em março de 2021.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.