Filmes

Jurassic Park tem uma história de continuação secreta

Os fãs de Jurassic Park sabem que a fictícia Ilha Nublar é onde John Hammond tentou pela primeira vez orquestrar seu sonho por meio de um parque temático de dinossauros clonados. Obviamente, essa tentativa foi para o sul, assim como as visitas a uma Ilha Sorna vizinha e, posteriormente, as tentativas de novo em Nublar em Jurassic World.

Mas se você nunca visitou as Ilhas da Aventura do Universal Studios, você pode não saber sobre a segunda tentativa completa de Hammond de criar uma terra de dinossauros imersiva: Ilha Aventura. “A Ilha da Aventura” é o próprio nome do segundo parque do Universal Studios.

O parque não deve ser confundido com o mais novo hotel resort do Universal Studios, Aventura. A história da Ilha Aventura foi criada pela Universal em 1999, especificamente para Jurassic Park, uma seção do parque com o tema de dinossauros. 

Não há menção oficial disso no site da Universal Orlando, com referências diretas ao nome da ilha reiniciada – mesmo dentro do parque – sendo raras.

Ainda assim, o SyfyWire encontrou alguns sites controlados por fãs de Jurassic Park que reconheceram sua existência e mais alguns fãs obstinados e funcionários dedicados do parque do Universal Studios Florida que podem recontar a história há muito esquecida. 

Então, como surgiu a tentativa de Hammond de reconstruir Jurassic Park em uma ilha perto de Orlando, Flórida? E por que tão poucos sabem ou se lembram de sua história de fundo? Embora não seja discutida regularmente, há evidências de que essa história misteriosa foi criada quando as Ilhas da Aventura foram inauguradas em maio de 1999.

História oculta

Se você estiver visitando o parque e por acaso parar na atração Jurassic Park River Adventure, poderá ver uma referência à Ilha Aventura durante o vídeo da fila.

O falecido ator Richard Attenborough reprisou seu papel como John Hammond para dar as boas-vindas aos passageiros na atração, e embora ele possa não reconhecer a “ilha” pelo nome, ele declara como “nosso parque de Orlando”.

É provavelmente uma alusão a essa “segunda” tentativa de criar um parque de diversões dirigido por dinossauros. O SyfyWire também encontrou pelo menos um funcionário, conhecido como “Jurassic Joe”, que conhecia e reconheceu a tradição original da terra de Jurassic Park.

Se isso não bastasse para convencê-lo, e provavelmente não basta, há também um documentário de 1999 que oferece provas mais substanciais da existência de Aventura no cânone de Jurassic Park.

Intitulado Total Immersion: Theme Park For the 21st Century, o documentário registrou a inauguração do segundo parque do Universal Studios Florida. Durante o segmento de terra de Jurassic Park, você pode ouvir o vice-presidente de Design e Desenvolvimento Criativo das Ilhas da Aventura, Mark Woodbury, abordando a história esquecida. 

“Com Jurassic Park, o que realmente nos propusemos fazer foi retomar de onde John Hammond parou após aquele pequeno acidente na Costa Rica”, diz Woodbury.

“E o que realmente queríamos fazer aqui nas Ilhas da Aventura é construir o parque que John Hammond teria criado se tivesse a oportunidade de ter uma segunda chance nele.” 

Isso sugere ainda que Ilha Aventura é de alguma forma parte do cânone maior de Jurassic Park, apesar de entrar em conflito com elementos da linha do tempo da tela grande e eventos de Jurassic World e Jurassic World: Reino Ameaçado.

E embora o vídeo da fila do passeio seja bem-vindo, os membros da equipe do Universal Studios e o documentário de 1999 mostram que a história da sequência do parque é legítima. Mas as atualizações recentes do parque e a introdução da nova VelociCoaster de Jurassic World podem desafiar isso.

Jurassic Park – Parque dos Dinossauros está agora disponível no Amazon Prime Video.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.