Filmes

Matrix 4 deve matar [SPOILER]; entenda por que

Aqui está uma análise aprofundada da teoria de por que Neo deve morrer, mais uma vez, para salvar a humanidade em Matrix 4. Dirigido por Lana Wachowski e definido para uma data de lançamento em dezembro de 2021, Matrix 4 confirmou o retorno de Keanu Reeves como Neo, apesar de sua aparente morte em Matrix Revolutions.

Isso naturalmente levou a especulações galopantes sobre como Neo retornará ao mais novo lançamento da franquia e o que isso significa para seu caminho como “o Escolhido” e o futuro da humanidade.

Matrix Revolutions terminou com Neo fechando um acordo com as Máquinas, onde ele sacrifica sua própria vida enquanto derruba o Agente Smith (Hugo Weaving) em troca do fim da guerra contra a humanidade.

Isso ocorre depois que Neo descobre que o Escolhido não se destina a destruir a Matrix, mas sim reiniciá-la, que é parte integrante do plano das Máquinas para liderar uma rebelião controlada.

A revelação de que o Escolhido é um programa inevitável na Matrix que deve atuar como um falso messias de falsa esperança para os humanos em cada iteração é quase cruel, cujo peso estimula Neo a agir da maneira que agiu no fim de Matrix Revolutions.

Seguindo a lógica de que toda vez que a Matrix é recarregada, um DNA humano aleatório recebe o manto do Escolhido, é absolutamente provável que Keanu Reeves retorne em Matrix 4 como a sétima versão do Escolhido, embora com um conjunto completamente variante de personalidade e traços morais do Neo da trilogia Matrix.

Com o retorno de Neo, o status quo do final original pode ser perturbado, e é por isso que Neo deve morrer mais uma vez para salvar o povo de Sion e toda a humanidade.

Possível nova morte

Se a viagem no tempo está em jogo aqui, e os novos heróis em Matrix 4, incluindo um jovem Morpheus, podem estar viajando de volta no tempo para eliminar a sexta versão do Escolhido a fim de acionar o efeito de causalidade.

A razão para o mesmo pode ser devido ao retorno de Neo no futuro como uma ameaça, ou tipo de vilão, já que voltar através do véu da morte pode mudar um indivíduo de maneiras distintas.

Uma teoria popular postula que o Agente Smith é uma iteração anterior do Escolhido, o que impulsionaria Neo a assumir o manto do Agente Smith, que é uma ameaça tanto para os humanos quanto para as Máquinas.

Alternativamente, os habitantes da Matrix, como os cultos Cypherites, poderiam se revoltar contra a ideia de uma trégua, junto com humanos nascidos naturalmente como Dozer, que não possuem os meios de se conectar à Matrix e saborear uma vida de felicidade.

As permutações são infinitas, dependendo da direção filosófica para a qual o filme é dirigido, mas a morte de Neo é provável no final, já que o elemento do sacrifício une a maioria das nuances narrativas da trilogia Matrix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.