Filmes

Matrix cria filme que vai deixar fãs perturbados; veja

Um novo trailer do documentário A Glitch in the Matrix oferece uma visão assustadora da teoria de que todos vivemos em uma simulação gigante.

O título alude à popular franquia Matrix das Wachowski, que é talvez a exploração cultural mais significativa do experimento de pensamento de realidade simulada. Com Matrix 4 no horizonte, o interesse público no tópico provavelmente está chegando a um novo pico.

Embora Matrix certamente não tenha criado a ideia de pessoas vivendo em uma simulação digital, é indiscutivelmente a instância mais conhecida e popular do conceito.

A noção de realidades dentro das realidades tem sido um elemento importante do gênero de ficção científica, e seriados recentes como Westworld e Rick and Morty deram seu próprio toque à premissa, muitas vezes fazendo referência a Matrix no processo.

Com o tempo, o conceito de vida simulada se expandiu para além do reino do entretenimento de ficção científica, gerando uma discussão filosófica mais ampla.

Essa ideia agora está sendo explorada em profundidade no documentário da Magnolia Pictures, A Glitch in the Matrix. Um novo trailer lançado pelo estúdio mostra o novo trabalho de Rodney Asher (O Pesadelo – Paralisia do Sono, O Labirinto de Kubrick) – um mergulho profundo na teoria de que estamos, todos nós, vivendo em uma simulação.

O filme promete explorar as origens do conceito na ficção científica clássica, implementação cultural contemporânea, ciência, filosofia e teorias da conspiração.

Com um conjunto de entrevistas prometido de “uma ampla gama de opiniões de especialistas e amadores”, certamente parece ser um mergulho interessante no mundo (simulado?) da filosofia e da ficção científica. Assista ao trailer abaixo.

Complexas questões existenciais

A Glitch in the Matrix, que está atingindo um público com amplo interesse em seu conceito central, está prestes a explodir. Embora a trilogia Matrix original ainda tenha um lugar de prestígio na cultura pop contemporânea, sua relevância imediata certamente diminuiu com o tempo.

No entanto, isso provavelmente mudará quando Matrix 4 estrear em 2021 – simultaneamente nos cinemas e para streaming no HBO Max. Não há garantia de que o retorno da franquia terá o nível de impacto do filme original, mas ainda está preparado para ser um dos maiores lançamentos de 2021.

Com isso em mente, A Glitch in the Matrix deve ser uma introdução interessante quando for lançado em breve. Com toda a loucura e dificuldades que 2020 trouxe, teorias existenciais e tocas de coelho abstratas oferecem, no mínimo, uma fuga divertida e fascinante.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.