País tem personagens de Pokémon e da Disney no dinheiro; veja

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Quando você era criança, você já se perguntou por que o dinheiro só tinha figuras de animais? Bem, um país contrariou essa tendência.

A pequena nação insular de Niue, na costa da Nova Zelândia, decidiu imprimir personagens populares em suas moedas. É o primeiro país a apresentar Pokémon, Disney e Doctor Who em seu dinheiro.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

De acordo com a CIA, Niue tem uma população de pouco menos de 2.000 pessoas, então não precisa de sua própria moeda. E, tecnicamente, não tem.

A Procaffenation explica que, embora use oficialmente o dólar da Nova Zelândia para suas transações, oferece sua própria moeda, o dólar Niue. É legal, mas ninguém realmente o usa para comercializar bens e serviços; em vez disso, é principalmente uma moeda colecionável.

Embora Niue seja um país independente, a Nova Zelândia cuidou de grande parte da administração e dos interesses diplomáticos de Niue. Niue também faz parte da Comunidade, então sua chefe de estado continua sendo a Rainha Elizabeth II.

É uma ilha remota perto das Ilhas Cook e Tonga, então a maioria de sua população é polinésia. Também é minúscula, com apenas 260 quilômetros quadrados, com um recife de coral substancial ao redor.

O país viu sua população cair nos últimos dois anos, principalmente por causa da migração para a Nova Zelândia. Então, para aumentar o interesse pela ilha, Niue decidiu que precisava fazer algo drástico.

Em 2001, eles lançaram seu primeiro dólar Niue da cultura pop.

Cultura pop no dinheiro

Niue emitia o dólar Niue desde 1966. A moeda anteriormente apresentava coisas mais tradicionais que você vê em moedas.

Tem a Rainha Elizabeth na frente e figuras relacionadas com a ilha no verso. O dinheiro está em denominações de 1, 5, 10, 20 e 50 dólares.

É mais grosso do que um dólar da Nova Zelândia e feito de metais diferentes.

Mas mudou em 2001, disse AWOL. Os líderes do país pediram à Casa da Moeda da Nova Zelândia (que fabrica todas as suas moedas) para produzir novas moedas Niue com algo bacana e não muito Niue: Pokémon.

Cada moeda, no valor de 1 dólar da Nova Zelândia, mostrava Pikachu, Bulbasaur, Meowth, Squirtle e Charmander. E também não eram moedas comemorativas cafonas; as moedas são bem feitas e licenciadas.

As moedas Pokémon de Niue foram um sucesso na ilha e em todos os outros lugares também. Lembre-se de que ainda são tecnicamente legais e podem ser usadas ​​para comprar coisas.

Mas a maioria das pessoas acabou comprando as moedas como itens de coleção. Niue já ostentava uma forte indústria do turismo, mas ter essas novas e fofas moedas novas deu ao país um novo grupo de pessoas para atrair: nerds.

Ao longo dos anos, Niue lançou moedas apresentando outros ícones da cultura pop. Eles tinham as moedas de Doctor Who com um Dalek, o décimo primeiro Doctor (sim, eles licenciaram a imagem de Matt Smith) e um Weeping Angel.

Em 2011, o país lançou uma versão de Star Wars com a princesa Leia, Luke e Darth Vader.

Niue não parou por aí. Havia uma série de moedas da Disney apresentando Mickey Mouse, Minnie, Pateta, Pato Donald, Margarida e Pluto.

Ele também lançou um conjunto de moedas com princesas da Disney em cores. Você pode comprar frutas à vista com a aparência de Cinderela, Pocahontas, Branca de Neve e A Bela Adormecida.

E não é só a Disney. Existem moedas de Scooby-Doo também.

Claro, esses dólares Niue colecionáveis ​​agora têm um preço muito mais alto. De acordo com a AWOL, algumas dessas moedas exclusivas valem mais de US$ 1.000 no mercado de colecionadores.

Niue, porém, possui mais do que apenas uma moeda divertida. Mesmo que a ilha seja pequena, é um dos primeiros países do mundo a oferecer WiFi grátis para todos os seus menos de 2.000 residentes.

Todos os alunos do país possuem um laptop. Culture Trip escreveu que a ilha também é muito segura – as pessoas costumam deixar seus carros destrancados.

Alguns restaurantes praticam um sistema de honestidade: os clientes simplesmente escrevem seus pedidos em um livro, deixam algum dinheiro (dólares da Nova Zelândia, porém) e pegam o que precisam.

Niue também é o primeiro país a se tornar um lugar de céu escuro. As luzes são apagadas no fechamento do horário comercial em toda a ilha, e apenas uma iluminação mínima é usada para proteger o céu noturno.

Portanto, se por acaso você colocar as mãos em uma das moedas comemorativas de Pikachu, considere visitar Niue e comprar algo da ilha.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio