Será Neo? Papel de Keanu Reeves em Matrix 4 pode ter sido revelado

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O anúncio de que Neo não é o primeiro “Escolhido” é recebido com choque pelo hacker na sequência de Matrix, mas a ideia do título voltando em gerações já foi introduzida no início do primeiro filme.

Em cerca de 40 minutos em Matrix, Morpheus diz a Neo que acredita que o homem é uma reencarnação do Escolhido, destinada a libertar a humanidade da subjugação sob as Máquinas.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Sugestões de que Neo é o último de uma longa linha de Escolhidos estão presentes ao longo do primeiro e segundo filmes, mas talvez nunca de forma mais explícita do que na explicação de Morpheus da lenda.

Depois que Neo acorda de sua existência virtual dentro de Matrix, Morpheus explica por que ele insistiu tanto em libertar Neo, apesar de ele estar acima da idade ideal.

Morpheus é movido por uma crença implacável de que Neo é uma reencarnação do primeiro “Escolhido”, um homem que tinha a capacidade de controlar todos os aspectos da simulação de computador e que libertou os primeiros humanos.

Morpheus revela que depois que o “Escolhido” original morreu, a Oráculo “profetizou seu retorno”, diz ele.

“Que sua vinda traria a destruição da Matrix, acabaria com a guerra, traria liberdade para nosso povo.”

Os eventos em Matrix e Matrix Reloaded prenunciam a ideia de que Neo não é o primeiro Escolhido, mas a confirmação dessa teoria pelo Arquiteto em Matrix Reloaded ainda parece uma surpresa para Neo.

Enquanto ele, Morpheus e o público já estão familiarizados com a ideia de um Escolhido reencarnado, o Arquiteto está colocando essa informação sob uma nova luz.

O sentido de revelação que as Wachowski tentam criar em torno da ideia de que Neo não é o primeiro “Escolhido” é uma extensão da verdadeira revelação – que o Escolhido foi deliberadamente criado pelas Máquinas para dar à humanidade a ilusão de liberdade.

Ao abraçar seu destino como o Escolhido, Neo não está se rebelando (como ele pensava), mas continuando a viver dentro da Matrix e sob o controle das máquinas.

Nova versão do Escolhido

A teoria de Morpheus sobre o Neo ser o Escolhido está enraizada em um conto popular que foi carregado ao longo de décadas como uma mensagem de esperança. A história de Escolhido é uma história de liberdade das regras da Matrix e, por extensão, liberdade do controle das Máquinas.

Como Morpheus explica, muitas pessoas de Zion se apegam à ideia do Escolhido como seu salvador em uma guerra aparentemente condenada contra o poder infinito das Máquinas. A ideia de que Neo poderia ser uma reencarnação daquela figura poderosa e mítica é um grande impulso para a fé na rebelião.

Essa ideia é invertida na cena final de Matrix Reloaded, quando o Arquiteto revela que houve uma multidão de Escolhidos, todos os quais falharam em libertar o povo de Zion.

O público já está familiarizado com a ideia de que Neo não foi o primeiro “Escolhido”, mas a confirmação do Arquiteto e relato de que o papel foi recriado muitas vezes ao longo dos anos diminui a importância de Neo na guerra.

Em vez de representar o tão esperado retorno de um herói que mudou o mundo, Neo é simplesmente a versão mais recente de uma falha de software, atualizada a cada geração.

Pode não parecer importante à primeira vista, mas a diferença na frequência da reencarnação de Neo é crítica para a história e fornece uma explicação de por que ele pode se surpreender com a reiteração do Arquiteto de uma ideia que Morpheus já apresentou.

A reação de Neo à declaração do Arquiteto também pode ter sido um esforço das cineastas para prolongar a grande revelação.

O espanto de Neo faz com que a ideia de vários Escolhidos pareça nova. Ao negligenciar o fato de que Morpheus mergulhou no assunto da reencarnação em Matrix, as cineastas aumentaram o fator de choque ao saber que o Escolhido é um peão das Máquinas.

Em última análise, embora os fatos da existência de Neo permaneçam os mesmos, o significado desses fatos muda drasticamente. No final de Matrix Reloaded, ser uma reencarnação do Escolhido não significa mais que Neo salvará Zion, mas que ele está destinado a destruí-la.

Matrix 4, com Keanu Reeves, será lançado em dezembro de 2021.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio