Tem filme com Robert Downey Jr.: Mistério do assassino do Zodíaco é solucionado

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Demorou 51 anos, mas uma equipe de decodificadores descobriu a solução para a infame cifra 340. Para quem não conhece, a Cifra 340 foi uma mensagem criptografada enviada ao The Chronicle em novembro de 1969 pelo assassino do Zodíaco, que foi responsável por cinco mortes de 1968 a 1969 em Bay Area.

Este código em particular nunca foi decifrado anteriormente, embora muitos tenham tentado, e a solução foi finalmente descoberta pela equipe de quebra de código que inclui David Oranchak e inclui membros na Austrália, Estados Unidos e Bélgica (via San Francisco Chronicle).

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Quanto à mensagem, os investigadores esperavam que uma das cifras que o assassino enviou incluísse seu nome real, mas esse não foi o caso aqui com a 340 ou com a cifra decodificada anteriormente.

Oranchak disse que o texto da cifra dizia: “Espero que vocês estejam se divertindo muito ao tentar me pegar. Não tenho medo da câmara de gás porque ela me enviará para o paraíso mais cedo porque agora tenho escravos suficientes para trabalhar para mim.”

Este tem sido um projeto para Oranchak e a equipe por anos, e ele revelou a descoberta em um e-mail para o The Chronicle.

Oranchak escreveu: “No fim de semana passado, uma equipe na qual estou resolveu a 340 e a enviou ao FBI.”

“Eles confirmaram a solução. Não é brincadeira! Este é o negócio real.”

Eles realmente enviaram suas descobertas ao FBI, já que uma porta-voz do escritório do FBI em São Francisco, Cameron Polan, divulgou um comunicado ao The Chronicle, que você pode ler abaixo.

Mensagem resolvida

“O FBI está ciente de que uma cifra atribuída ao Assassino do Zodíaco foi recentemente resolvida por cidadãos particulares. O caso do Assassino do Zodíaco continua sendo uma investigação em andamento para a divisão do FBI em São Francisco e nossos parceiros locais de aplicação da lei.”

“O Assassino do Zodíaco aterrorizou várias comunidades em todo o norte da Califórnia e, embora décadas tenham se passado, continuamos a buscar justiça para as vítimas desses crimes brutais”, continuou ela.

“Devido à natureza contínua da investigação e em respeito às vítimas e suas famílias, não forneceremos comentários adicionais neste momento.”

O caso do Assassino do Zodíaco foi abordado em um filme, Zodíaco, dirigido por David Fincher. O elenco contou com Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo e Robert Downey Jr.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio