Filmes

Titanic pode estar contando grande mentira há anos

O naufrágio do Titanic em 15 de abril de 1912 é lembrado mais de um século depois como um dos maiores desastres da história: a arrogância do navio apelidado de “o Inafundável” explodiu por uma colisão com um iceberg, e as mortes de 1.496 pessoas a bordo.

Além de servir como tema de um dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos, o incidente passou a servir como uma metáfora para erros que ocorrem em uma escala inimaginável e para desastres que deveríamos ter tido a precaução de evitar.

Mas agora acontece que o proverbial iceberg pode não ter sido, de fato, a única causa do Titanic terminar no fundo do Oceano Atlântico.

Uma nova investigação sobre as circunstâncias do desastre pela pesquisadora independente dos Estados Unidos Mila Zinkova revelou alguns novos detalhes importantes sobre o que aconteceu naquele dia, incluindo tempestades magnéticas, explosões no sol e máquinas com defeito que podem mudar a famosa história do naufrágio do que era então o maior navio do mundo para sempre.

Nova descoberta

O novo artigo de Zinkova, intitulado “Um possível papel do clima espacial nos eventos que cercam o desastre do Titanic”, e publicado no Weather, o jornal da Royal Meteorological Society, postula que não foi apenas o iceberg o responsável por um dos os mais mortíferos fiascos marítimos da história.

Em vez disso, Zinkova argumenta que sua principal descoberta de que, no dia em questão, o hemisfério norte estava no meio de uma tempestade magnética “moderada a severa”.

Tempestades magnéticas são o resultado de grandes reações nucleares na superfície do Sol, de acordo com a NASA, que lançam ondas de energia magnética em direção à Terra na forma de erupções solares.

Zinkova afirma: “Um erro insignificante da bússola, que pode ter resultado da tempestade, pode ter colocado o Titanic em rota de colisão.”

“A tempestade geomagnética pode ter sido parcialmente responsável pelo cálculo incorreto da posição SOS do Titanic de maneiras diretas e indiretas, influenciando a bússola e aumentando o nível de estresse dos navegadores que realizaram os cálculos.”

O efeito de tal magnetismo é altamente localizado, e Zinkova aponta que o sinal SOS dado pelo Titanic traçou suas coordenadas erroneamente.

No entanto, o navio de resgate Carpathia pode ter estado nas mesmas condições magnéticas, como prova de que o navio milagrosamente conseguiu chegar ao local do navio que afundou, salvando muitas vidas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.