Netflix

Tudo que acontece em Mank na Netflix é real? Veja a verdade

Recém chegado na Netflix, o filme Mank já está conquistando o público brasileiro! O longa está fazendo o maior sucesso entre cinéfilos e espectadores interessados na história do cinema e no desenvolvimento da sétima arte.

Dirigido por David Fincher, Mank é um filme em preto e branco sobre a Era de Ouro de Hollywood. O longa traz Gary Oldman como o personagem titular, um roteirista veterano contratado pelo pioneiro Orson Welles para escrever sua primeira obra cinematográfica: Cidadão Kane.

O filme conta também com Lily Collins, Monika Grossmann e Sam Troughton em seu elenco.

Embora a história de Mank seja uma adaptação de uma história real, vários aspectos da trama sofreram modificações.

Confira alguns exemplos abaixo!

História real!

Mank é baseado é uma história real. Esse é o segundo filme biográfico de David Fincher, após A Rede Social, lançado em 2010.

O roteiro do longa foi escrito por Jack Fincher, o pai falecido do cineasta. Originalmente, o filme seria produzido nos anos 90, mas os planos não se concretizaram.

O filme acompanha a rotina de Herman J. Mankiewicz na época da produção de sua obra mais importante: o roteiro de Cidadão Kane, lendário filme lançado em 1941.

Nos anos 20 e 30, Mank era um dos roteiristas mais famosos de Hollywood. Quando a indústria começou a transição dos filmes mudos para o cinema falado, o escritor se estabeleceu como um dos mais procurados pelos estúdios, graças a obras repletas de sátira e marcadas por personagens complexos.

No auge de sua carreira, Mank conheceu Charles Lederer, parte de um seleto grupo de cineastas e astros da indústria. Por intermédio do produtor, o roteirista também criou relações próximas com Marion Davies e William Randolph Hearst – o “chefão” da mídia da época.

Nos jantares e festas suntuosas de Hollywood – frequentadas por lendas como Charlie Chaplin, Bette Davis, Greta Garbo, Clark Gable e Louis B. Mayer – Mank ficou amigo de Orson Welles, que na época ainda tinha 20 e poucos anos de idade.

Os dois rapidamente começaram a criar a história de Cidadão Kane, caracterizando o protagonista com inspirações em Hearst.

Como o filme da Netflix mostra, o período entre a conclusão do roteiro de Cidadão Kane e a estreia do filme foi marcado por conflitos entre Welles e Mank.

Mesmo concordando em não receber créditos pelo filme, Mank insistiu que seu nome fosse atrelado ao projeto. Welles eventualmente atendeu à solicitação e creditou o roteirista pela trama do longa.

Após a estreia, Cidadão Kane foi indicado a nove categorias do Oscar, vencendo como “Melhor Roteiro”. A experiência azedou o relacionamento de Mank e Welles, e os dois nunca colaboraram novamente.

Mank está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.