Filmes

Uma pintura em Coringa é muito mais importante do que fãs imaginam

Coringa, estrelado por Joaquin Phoenix, traz muitas conexões com outros filmes, seja pela sua trama, ou pela própria estrutura narrativa, que remete a clássicos como Taxi Driver e O Rei da Comédia.

Existe uma referência sutil no filme da DC que dialoga diretamente com o Batman de Tim Burton, com Michael Keaton e Jack Nicholson.

Esse easter-egg aparece no apartamento de Arthur Fleck, trata-se da pintura O Menino Azul, de Thomas Gainsborough.

Esse quadro está exposto, na vida real, na Huntington Library, em San Marino, na Califórnia. Ela já apareceu, todavia, no museu de Gotham.

Em uma cena de Batman (1989), o Coringa de Jack Nicholson entra no museu com seus capangas e destrói várias pinturas no local. Ao chegar perto de O Menino Azul, ele faz a pose do garoto retratado no quadro, antes dele também ser destruído.

Veja imagens dos dois filmes, abaixo.

Outra referência a Batman

Coringa foi um grande sucesso de 2019. O filme da DC até deu o Oscar para Joaquin Phoenix como Melhor Ator.

Por ser um filme baseado nos quadrinhos, o longa conta com muitas referências. Mas, uma delas passou despercebida pelos fãs da DC.

A referência, ou easter egg como também pode ser chamada, é sobre o Batman. A revelação foi feita porque o site Cinema Blend recuperou um comentário do diretor Todd Phillips do DVD de Coringa.

A referência em questão é quando o pequeno Bruce Wayne está na mansão e vai encontrar o Coringa. Ele escorrega em um poste antes de ver o personagem.

Como o cineasta revelou, essa é uma referência à clássica série do Batman dos anos 1960. Nela, Bruce Wayne e o Robin escorregavam por um poste na base deles antes de entrarem em ação.

“Eu não gosto do termo easter egg. Mas, quando o pequeno Bruce desce em um poste é uma referência para série de TV do Batman? É sim”, afirma o cineasta.

Coringa, com Joaquin Phoenix, está agora disponível no HBO Go.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.