Filmes

Você não notou: ESSE personagem de Harry Potter está SEMPRE com a mesma roupa

De vestes de bruxos a uniformes de Quadribol e trajes formais (e ocasionalmente tolos) de Baile de Natal, os vários trajes que cada personagem usa nos filmes de Harry Potter ajudam a distinguir suas personalidades. Mas às vezes tudo que um personagem precisa é um traje preto singular para se ajustar à sua disposição. 

Se você olhar para trás em cada filme de Harry Potter da franquia, você notará que Severo Snape (Alan Rickman) sempre usa o mesmo conjunto totalmente preto. De seus sapatos pretos a suas vestes pretas até seu longo cabelo preto azeviche, Snape nunca nos deixa vê-lo em qualquer outra roupa.

E o visual combina perfeitamente com a personalidade do personagem: ele até usava o mesmo traje quando se aliava a Lord Voldemort como um Comensal da Morte. Isso também o ajuda a se aproximar mais facilmente dos alunos no escuro. 

Mas por que, nos filmes, a roupa de Snape nunca muda, enquanto vemos todos os outros personagens usando roupas diferentes?

O mesmo traje, sempre

A figurinista Jany Temime trabalhou em seis dos oito filmes de Harry Potter e disse que propositalmente nunca alterou a roupa de Snape.

“Eu nunca mudei o Professor Snape”, disse Temime ao HelloGiggles.

“Usei a roupa do Professor Snape e a refiz. Fiz outra capa. Sempre mantive o Professor Snape como ele era, porque achei que era uma ótima roupa.”

Temime, em contraste, alterou vários desenhos de figurinos dos dois primeiros filmes quando embarcou para Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Segundo a Fashionista, como o terceiro filme foi o primeiro “sombrio” da franquia, ela queria que os figurinos do filme refletissem isso.

Ela colocou um capuz e um colarinho nas vestes de Hogwarts, e deu aos uniformes de Quadribol uma sensação muito mais de rúgbi para eles. Mas quando se tratava da roupa de Snape, ela explicou, “Era perfeita”, disse Temime.

“Quando algo é perfeito, você não pode mudar. Por que você deveria mudar? Era ele. E ele nunca muda, o Professor Snape. Ele é o tipo de cara que vai para a cama com sua roupa. Deus o abençoe, Alan Rickman.”

O próprio Rickman se certificou de que o figurino se encaixava no personagem, dizendo ao New York Times que ele estava muito envolvido com o visual e que era “muito específico sobre isso. Eu disse que as mangas deveriam ser bem justas e deveria haver muitos botões.”

E o falecido ator não era estranho a vestir todos os tipos de roupas, desde um terno de Hans Gruber em Duro de Matar a um xerife encapuzado da era das Cruzadas em Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões.

Mas Rickman disse, de acordo com Uproxx, que quando ele vestiu a roupa de Snape, “algo estranho assumiu o controle. É o único personagem que, suponho por minha própria insistência realmente, nunca mudou seu traje em 10 anos. Todo mundo cresceu ou tinha diferentes tipos de roupas.”

“Nunca aconteceu com Snape e você meio que tinha a sensação de que era a única coisa que ele tem pendurada em seu guarda-roupa.”

Os filmes de Harry Potter estão agora disponíveis no HBO Go.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.