Filmes

Astro de A Múmia ressurge e causa polêmica com novo filme; veja

O vindouro filme The Whale foi acusado de ser gordofóbico, depois que Brendan Fraser (A Múmia) foi escalado como um homem de 272 kg.

Foi confirmado que A24, a produtora por trás de Joias Brutas e Bom Comportamento, está produzindo The Whale, o primeiro filme de Darren Aronofksy desde 2017, um especialista do terror psicológico!

A comédia dramática, baseada na peça de Samuel D. Hunter, é sobre um homem com obesidade mórbida “comendo-se até a morte” após a morte de sua parceira, e que pretende se reconectar com sua filha adolescente.

Embora tenha havido alguma empolgação on-line sobre o projeto, particularmente em relação ao retorno de Brendan Fraser, astro de A Múmia, que esteve ausente de Hollywood na última década, outras reações não foram tão positivas.

Há preocupações de que Fraser, de 52 anos, esteja usando um “traje de gordura” para o papel, muito parecido com os atores que interpretaram o personagem Charlie no palco, e que seu peso seja ridicularizado ou transformado em espetáculo.

Compartilhando o anúncio do filme no Twitter, a escritora e podcaster Aubrey Gordon tuitou: “É muito desanimador, exaustivo e profundamente isolador ver este conceito criado repetidamente e de novo, e confiavelmente criado por pessoas que não são gordas.”

“Companheiros gordos (pessoas que atualmente usam tamanhos grandes): como vocês estão se sentindo?”

Grande polêmica

A DJ Louise McSharry respondeu: “Cansada. É tão frustrante”, enquanto Kristin Chirico escreveu: “Estou muito entediada com caras idiotas pensando que isso está bem.”

A atriz de Stranger Things, Shannon Purser, tuitou: “Eu entendo que minha experiência é muito diferente da experiência de pessoas mais gordas, mas o elemento voyeurístico disso é simplesmente grosseiro. Pessoas magras adoram o ‘valor de choque’ das pessoas gordas.”

Outra pessoa disse: “Estou muito cansada desta sociedade gordofóbica que faz um espetáculo de pessoas que se parecem comigo.”

Uma internauta observou: “Estou muito cansada da desculpa da humanização de pessoas gordas. Ser gordo não deve negar nossa humanidade em primeiro lugar. Além disso, eu só sei que Aranofski vai apresentar esse personagem da forma mais grotesca possível e eu não preciso disso em minha vida.”

Embora The Whale ainda não tenha entrado em produção, a peça de Hunter recebeu críticas positivas quando estreou na Broadway em 2012, e mais tarde teve um revival em Bath em 2018.

A crítica do New York Times de 2012 descreveu o personagem principal como “uma imagem do corpo humano em sua forma mais grotesca, pelo menos de acordo com as noções convencionais de boa aparência, para não falar de boa saúde”.

No entanto, eles disseram que o personagem, interpretado por Shuler Hensley, foi “retratado com humanidade descontraída e graça”.

A crítica do Vulture dizia: “The Whale é mais do que a história da tentativa grotesca e gótica de redenção de um homem, mais do que uma história da busca por uma comunidade humana nas eras pós-consumistas, e certamente mais do que uma história de aceitação.”

Analisando o revival de 2018 no Reino Unido, What’s On Stage disse: “The Whale de Samuel D. Hunter tem um peso muito além das proporções gigantescas que seu protagonista Charlie carrega.”

“Se é a premissa que o atrai, são as profundezas da paixão no texto e a classe em performance que o mantém fascinado. É o tipo de noite em que o público, como um só, prende a respiração coletiva.”

A crítica acrescentou: “The Whale nos permite ver o homem por baixo da gordura.”

The Whale ganhou um Drama Desk Award, um GLAAD Media Award e o Lucille Lortel Award por “peça excepcional”.

Hunter escreverá o roteiro do filme de Aronofksy.

Ele disse ao Deadline: “Adaptar minha peça em um roteiro foi um verdadeiro trabalho de amor para mim. Esta história é profundamente pessoal e estou muito grato por ter a chance de atingir um público mais amplo.”

“Sou fã de Darren desde que vi Réquiem para um Sonho, quando era calouro na faculdade, escrevendo minhas primeiras peças, e sou muito grato por ele estar trazendo seu talento e visão singulares para este filme.”

Tem havido críticas de “trajes de gordura” ofensivamente sendo usados ​​no cinema e na televisão, incluindo os usados ​​por Courteney Cox como “Monica Gorda” em Friends, o personagem Fat Bastard em Austin Powers e o traje usado por Gwyneth Paltrow em O Amor É Cego, para zombar do peso dos personagens.

Sair da versão mobile