Anne Hathaway é uma atriz premiada, mais conhecida atualmente por seu trabalho em filmes dramáticos. Ainda assim, para muitos dos fãs de longa data de Hathaway, seu papel mais icônico é no filme O Diário da Princesa.

O filme, co-estrelado por Julie Andrews, cimentou o status de estrela de Hathaway e ajudou a abrir as portas para ainda mais oportunidades em Hollywood. Hoje em dia, O Diário da Princesa continua tão popular como sempre, e com todo o burburinho sobre um terceiro filme da franquia, os fãs estão procurando descobrir ainda mais sobre o filme original que influenciou tantas infâncias.

Quer um terceiro filme aconteça ou não, o fato é que o original O Diário da Princesa é um filme extremamente popular. Muito da popularidade duradoura do filme pode ter a ver com a maneira calorosa e tocante como o filme terminou, com Mia Thermopolis concordando em assumir a propriedade de sua herança e decidindo se mudar para Genovia para treinar como realeza.


Os segundos finais do filme mostram Mia em um avião para Genovia, cercada pelas pessoas que ela mais ama. Ainda assim, em um ponto, o filme iria terminar de forma muito diferente.

De acordo com a Stacker, o filme originalmente deveria terminar com Mia simplesmente concordando em se tornar uma princesa.

No entanto, a neta do diretor Garry Marshall falou depois de ver a versão final do filme, afirmando que gostaria mais se o público pudesse ver o castelo para o qual Mia está viajando. Marshall acalmou a neta, adicionando a filmagem de um castelo luxuoso e dando aos espectadores uma melhor sensação de encerramento no processo.

Filme amado da Disney

O Diário da Princesa é uma comédia adolescente americana de 2001, produzida pela Walt Disney Pictures e dirigida por Garry Marshall. Baseado no romance de 2000 com o mesmo nome, de Meg Cabot, o filme foi escrito por Gina Wendkos e estrelado por Anne Hathaway e Julie Andrews, com elenco coadjuvante composto por Héctor Elizondo, Heather Matarazzo, Mandy Moore, Caroline Goodall e Robert Schwartzman.

O filme segue Mia Thermopolis (Hathaway), uma tímida adolescente americana que descobre que é a herdeira do trono de um reino europeu. Sob a tutela de sua avó (Andrews), a rainha do reino, Mia deve decidir se assume o trono que herdou ou se renuncia ao título permanentemente.

O filme também foi a estreia de Hathaway.

O Diário da Princesa está agora disponível no Disney+, assim como sua sequência, O Diário da Princesa 2: Casamento Real.