Filmes

ENEM usa Harry Potter e bomba na web

O último filme de Harry Potter pode ter chegado aos cinemas há quase 10 anos – e o último livro lançado bem antes disso – mas o impacto da franquia é sentido até hoje. O ENEM 2020 foi prova desse fato.

Uma das questões de Matemática da prova, realizada no dia 24 de janeiro de 2021, trouxe uma questão sobre o bruxinho.

“Nos livros Harry Potter, um anagrama do nome do personagem ‘Tom Marvolo Riddle’ gerou a frase ‘I Am Lord Voldemort'”, começa a questão da prova.

“Suponha que Harry Potter quisesse formar todos os anagramas da frase ‘I AM POTTER’, de tal forma que as vogais e consoantes aparecessem sempre intercaladas, e sem considerar o espaçamento entre as letras. Nessas condições, o número de anagramas formados é dado por”, conclui a questão.

Nas redes, obviamente, muitos fãs foram comentar a questão, espantados com a utilização de uma pergunta sobre Harry Potter no ENEM.

Veja algumas reações dos fãs, abaixo.

https://twitter.com/XXXXvictorr/status/1353503516409671680

Amizade de astro de Harry Potter com David Bowie

Gary Oldman e David Bowie foram criados no sul de Londres, os dois já tinham muito em comum quando se conheceram no final dos anos 80. Ambos tiveram infâncias difíceis e experiências anteriores com o vício.

Eles se conheceram em um encontro casual no teatro Duke of York de Londres e imediatamente se tornaram amigos íntimos.

“Um amigo meu estava em uma peça e eu fui para os bastidores após a apresentação e Dave entrou”, disse Oldman ao Daily Mail, em 2014.

“Nós começamos a conversar, então todos nós fomos jantar e quando chegamos aos cigarros e café, como você fazia naquela época, trocávamos as cadeiras e eu batia papo com ele.”

“Nós nos demos muito bem. Ele vem da mesma parte do mundo que eu. Eu não queria nada dele, ele não queria nada de mim.”

Naquela época, em 1988, David Bowie já era um ícone, é claro, mas o astro de Harry Potter ainda não tinha se revelado um ator de sucesso.

Ainda assim, Bowie estava claramente intrigado com Oldman, tão desconhecido quanto ele.

“Dave disse: ‘É aqui que estou hospedado, com este nome, me ligue'”, continuou Oldman.

“O que eu não fiz!”

“Mas, alguns meses depois, ele me ligou. Ele estava fazendo uma pausa e escrevendo sobre Mustique, onde ele tinha uma casa na época. Ele disse: ‘Venha, eu tenho um quarto vago.’ Meu filho Alfie tinha apenas cinco meses na época, mas nós fomos. E foi fantástico. Dave é um cara muito legal.”

“Eu o vejo menos como ‘David Bowie’ e mais como Dave de Brixton e eu sou Gary de New Cross. Eu era um fã de sua música e ainda sou. Somos simplesmente amigos.”

Com Gary Oldman, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban está agora disponível no catálogo do HBO Go.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.