Filmes

Entenda o que é o símbolo que aparece em Midsommar e João e Maria

Entre as muitas cenas impressionantes de Midsommar – O Mal Não Espera a Noite está uma evocação proeminente de um dos símbolos mais conhecidos do terror popular: o triângulo. Os filmes de terror têm uma vasta biblioteca de linguagem visual compartilhada, variando do grotesco ao assustador, mas o tema único e focado do subgênero terror rural criou uma tradição própria.

O terror rural é multifacetado e pode enfatizar, entre outras coisas, a natureza, a religião ou a solidão, mas em todos os seus aspectos subverte o pastoral, e geralmente uma versão especificamente europeia dele.

Embora o gênero de terror rural certamente esteja passando por um renascimento no momento (potencialmente em relação à natureza cada vez mais tecnológica do mundo), ele tem uma longa história no cinema, com O Homem de Palha sendo talvez o exemplo mais conhecido. Embora filmes recentes como Midsommar – O Mal Não Espera a Noite e A Bruxa sigam essa tradição, seu retorno a ela é ainda mais notável porque as tendências do terror mainstream nas últimas décadas (particularmente os gritos de adolescentes suburbanos) contrastam diretamente com os temas e dispositivos do terror rural.

Os usos do símbolo de triângulo pelo terror rural são múltiplos, mas é digno de nota que, apenas nos últimos dois anos, tanto Midsommar – O Mal Não Espera a Noite quanto João e Maria: O Conto das Bruxas apresentaram casas triangulares icônicas e inquietantes de maneira proeminente. Apropriadamente para um gênero tão fixado no passado e na tradição, não faltam precedentes históricos de triângulos sendo usados ​​para obter essa resposta.

Basicamente, há uma nitidez inevitável que as pessoas tendem a achar ameaçadora em um nível instintivo. Mas as conotações da forma não são exclusivamente negativas, pelo menos inerentemente.

Por exemplo, o triângulo é significativo nos sistemas de crenças históricos e modernos em torno da feitiçaria, uma força que muitas vezes serve como um espantalho para a ansiedade em torno da sexualidade, da transgressão e do sobrenatural, todos os quais se tornaram princípios centrais da maior parte do horror.

O símbolo do triângulo

Como o terror rural geralmente expressa um medo do tradicional, o triângulo é frequentemente usado dessa maneira para representar algo primitivo, como é quando usado na escrita alquímica; afinal, é o polígono mais básico. Contra intuitivamente, então, tal apelo ao entendimento básico e fundamental também foi usado em alguns outros filmes de terror recentes, como The Void, em que imagens triangulares podem ser vistas como equilibrando a inescrutabilidade sobrenatural das forças antagônicas com a sensação de que elas são de alguma forma inevitáveis.

Embora não seja nem rural nem terror cósmico, Demônio de Neon usou a forma de uma maneira semelhante, para ironicamente minar seu mundo decadente e super estetizado.

O grande sucesso de Midsommar – O Mal Não Espera a Noite tornou o uso ousado de triângulos de Ari Aster icônico, resumindo seu uso no terror rural moderno, mas algo tão básico como um triângulo pode naturalmente ter uma enorme variedade de implicações em diferentes culturas e sistemas de crenças. Portanto, embora as variedades rurais (e, em menor medida, cósmicas) tenham feito o uso mais visível do símbolo recentemente, à medida que a paisagem do horror continua a se ampliar e diversificar, haverá inúmeras oportunidades para que seu significado seja reforçado e subvertido de maneiras interessantes.

Midsommar – O Mal Não Espera a Noite está agora disponível no Amazon Prime Video.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.