Filmes

Erro de Senhor das Estrelas em Vingadores: Guerra Infinita enfim tem explicação

Após o estalo de Thanos no final de Vingadores: Guerra Infinita, Senhor das Estrelas foi fortemente criticado por sua parte em permitir que o vilão escapasse de Titã com a Manopla do Infinito, mas foi um momento natural do personagem muito indicado.

Na verdade, a resposta emocional de Peter Quill à morte de Gamora foi criada em sua primeira cena do MCU e seu primeiro diálogo.

A reação do Senhor das Estrelas ao admitir que Thanos matou sua “filha favorita” é um momento quase tão lendário no desfecho da Saga do Infinito do MCU quanto o ataque da Rompe Tormentas perdido de Thor e o estalo de Thanos.

Já que ele não conseguia controlar suas emoções – o que ele realmente mostrou antes em Guardiões da Galáxia Vol. 2 em resposta à confissão matricida de Ego -, Quill inadvertidamente permitiu que Thanos escapasse das atenções em conjunto da equipe de Vingadores e Guardiões da Galáxia.

Os fãs do MCU, naturalmente, responderam culpando-o inteiramente pelo estalo, ignorando a passividade intencional do Doutor Estranho no momento porque isso precisava acontecer. Considerando que a reação de Quill mostrou seu lado humano, dificilmente foi uma reação ilógica.

E além da humanidade de Peter, o momento falou com quem ele sempre foi como pessoa, muito antes de sua associação com os Guardiões da Galáxia o transformar em um verdadeiro herói de um libertino intergaláctico.

Foi preparado quando Peter veio ao hospital para ver sua mãe antes de sua morte, com Meredith Quill notando que seu filho tinha estado em uma briga e sua resposta marcando-o como um personagem honrado, cuja posterior postura contra Thanos como um valentão fez muito mais sentido por causa disso.

Quill enfrentou valentões desnecessários quando criança e aquele tecido inerentemente bom – que não veio de seu pai, mas de sua mãe – foi levado através dos anos como um Ravager para informar em parte por que ele perdeu o controle de suas emoções com Thanos todos aqueles anos depois.

A explicação para o erro que custou tudo

Enquanto Meredith morria ao morrer no hospital, ela vê o rosto machucado de Peter e pergunta por que ele está “brigando com os outros meninos de novo” e a resposta de Peter confirma seu sistema moral arraigado: “Eles mataram um sapinho que não fez nada, com um pedaço de pau.”

Meredith erroneamente atribui seu senso de justiça a Ego, o pai de Peter, mas vem de sua humanidade mais do que os superpoderes do Celestial.

Isso fica claro em Guardiões da Galáxia Vol. 2, é claro, quando o verdadeiro plano de Ego e o assassinato de Meredith se tornam claros, mas o fato de que perdura em Peter mesmo além da morte de Ego prova a fonte duplamente.

O Capitão América tende a ser rotulado como o herói do MCU que não tolera valentões, mas a história do Senhor das Estrelas é indiscutivelmente ainda mais comovente a esse respeito.

O desafio de Meredith ao seu olho roxo confirma que não é um incidente isolado, sugerindo que Peter era um filho isolado, mas honrado, e que toda a sua educação foi planejada para despojá-lo dessa humanidade.

Afinal, enquanto Yondu provou ser um bom pai (pelo menos em seus momentos finais), ele parecia estar horrorizado com o status de Peter como um terráqueo e ensinou-lhe o credo como Ravager, que encorajava um comportamento adequado a um valentão em vez de alguém que os enfrenta.

O arco de Peter, então, é ainda mais impressionante, e embora seu erro de Vingadores: Guerra Infinita seja considerado uma falta de clareza histérica, é improvável que uma mente mais clara ou menos que uma ligação romântica com Gamora teria determinado uma reação diferente.

Thanos era um valentão, Gamora era a inocente “esmagada com um pedaço de pau” e desde aquele primeiro momento, o Senhor das Estrelas confirmou que nunca seria de se afastar e deixar isso acontecer sem uma justiça retrospectiva. Não importa quais sejam as probabilidades contra ele ou o custo para si mesmo.

Vingadores: Guerra Infinita, da Marvel, está agora disponível no Disney+.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.