Filmes

Esqueça It: A Coisa, ESSA é a cena mais icônica do terror

Sinais fez parte da trilogia de sucessos consistentes do diretor M. Night Shyamalan, junto com O Sexto Sentido de 1999 e Corpo Fechado de 2000.

Muito antes de It: A Coisa se tornar o terror de maior bilheteria do cinema, cada filme foi arrepiante e memorável em sua própria maneira, mas há uma cena em particular que faz de Sinais um destaque consistente na filmografia de Shyamalan – a cena da festa de aniversário.

O filme de 2002 é um clássico filme de invasão alienígena. Sinais segue o caos que se segue após o fazendeiro Graham Hess (Mel Gibson) encontrar círculos nas plantações esculpidos em seus campos.

Eventos estranhos começam a acontecer em todo o mundo, significando que os alienígenas são responsáveis ​​por tudo. Graham, seus filhos e seu irmão Merrill (Joaquin Phoenix) escondem-se na casa da fazenda e experimentam o terror dos alienígenas em primeira mão.

A cena da festa de aniversário é um dos primeiros eventos em todo o mundo. Depois que os círculos nas plantações aparecem em suas terras, Graham e Merrill ficam compreensivelmente assustados.

Merrill adormece diante das notícias e acorda com uma notícia assustadora do Brasil. Um pai está filmando o que parece ser uma festa de aniversário normal de crianças, mas de repente, sem aviso, um alienígena claramente cruza a tela.

Cena icônica

A simplicidade e a natureza amadora da maneira como essa cena foi filmada é uma das razões pelas quais ela é uma das cenas mais assustadoras de qualquer filme de terror moderno. É filmada com uma câmera portátil, evocando a natureza envolvente e claustrofóbica dos filmes do gênero “found footage”.

A cena deve ser filmada por um pai na festa de aniversário de seu filho. Sua câmera treme enquanto ele corre para acompanhar as crianças, correndo para uma janela na frente da casa.

Enquanto a câmera se esforça para encontrar seu foco, o mesmo acontece com o público. Então, de repente, uma figura aparece inesperadamente a apenas alguns metros da janela.

O público está tão focado em descobrir o que exatamente está acontecendo que a aparência do alienígena os pega desprevenidos, tornando-se um verdadeiro susto.

Depois, há o próprio alienígena. As criaturas são os vilões do filme.

Normalmente, um filme de terror revela seu vilão de uma forma dramática após uma longa construção. Sinais, assim como It: A Coisa, decidiu renunciar a essa tradição e atacar o público.

Quando o alienígena finalmente faz sua estreia, ele olha diretamente para a câmera. Esse momento é provavelmente o que torna a cena tão icônica.

É muito raro ver o antagonista de um filme olhando para a câmera, imediatamente desafiando-a. Não houve muitas cenas de filmes de terror na história do cinema moderno que superaram esta cena memorável de Sinais e, embora provavelmente não possa ser replicada de forma eficaz, pode ser usada como um padrão para a execução adequada de sustos em um filme de terror para outros cineastas.

Sinais está agora disponível no Telecine Play. Já It: A Coisa é atualmente parte do catálogo da Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.