Filmes

Esqueça versão da Disney: Verdadeiro Pinóquio chega no cinema

A história de Pinóquio se tornou um clássico. Muito disso se deve por conta da versão da Disney do conto do menino de madeira.

Todos conhecem a base do popular conto – tanto que Pinóquio virou sinônimo para mentiroso no popular. O personagem é conhecido por ver o nariz crescer a cada mentira.

Agora, um filme bem diferente da versão infantil da Disney chega ao cinema. Com o título também de Pinóquio, o filme do diretor Matteo Garrone traz uma origem original para o personagem.

Em um mundo de fantasia na Itália, Geppetto, interpretado por Roberto Benigni, cria um boneco de madeira. Com uma magia inexplicável, ele começa a andar e falar.

O personagem, interpretado por Federico Ielapi, parte em uma emocionante jornada para se tornar um garoto real. Além da abordagem diferente, o que muda também é que esse Pinóquio é live-action.

Fiel ao livro original

Pinóquio é baseado no livro As Aventuras de Pinóquio. O livro original foi lançado em 1883 na Itália, pelo escritor Carlo Collodi.

Ler a verdadeira história é o que levou o diretor Matteo Garrone a fazer o filme. Ao Collider, o cineasta garante que esse Pinóquio é muito fiel ao conto original.

“É verdade que tem muitas adaptações. Ao mesmo tempo, quando li o livro há cinco ou seis anos, descobri muitas coisas que não sabia e que me surpreenderam. Então, pensei que essa poderia ser uma versão fiel ao livro e à obra-prima de Collodi. Pode ser algo novo para o público assim como foi para mim ao ler o livro”, contou o cineasta.

Críticos que já viram o filme comentaram como esse Pinóquio parece “mais sombrio” e aborda temas importantes para sociedade. Assim, parece uma versão voltada mais para um público crescido – ao contrário da animação da Disney.

Pinóquio também vem sendo bastante elogiado. No Rotten Tomatoes, a aprovação da crítica para o filme italiano é de 85%.

Os especialistas elogiam, além da história, o visual em live-action. O Pinóquio mostrado em cena seria muito parecido com a ideia original apresentada no livro do personagem.

Pinóquio, do diretor Matteo Garrone, está em exibição nos cinemas. O público deve cuidar a disponibilidade por conta da pandemia do coronavírus (covid-19).

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.