Filmes

Final de O Exterminador do Futuro foi modificado após críticas dos fãs

O Exterminador do Futuro: A Salvação originalmente planejou um final totalmente diferente do que os fãs tiveram, mas isso mudou devido à reação recebida por um roteiro que vazou. O filme O Exterminador do Futuro original de James Cameron, lançado em 1984, ainda se destaca como uma excelente mistura de ficção científica, ação e terror.

A sequência O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final é, na opinião de muitos, um dos melhores blockbusters já feitos, cheio de ação emocionante, uma história surpreendentemente profunda e emocionalmente ressonante e melhores performances das carreiras de Linda Hamilton e Arnold Schwarzenegger.

Em contraste, O Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas de 2003 foi visto pela maioria, na melhor das hipóteses, como uma brincadeira de ação divertida que infelizmente veio com o efeito colateral de refazer o final aparentemente conclusivo e dramaticamente satisfatório de O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final.

No entanto, muitos fãs esperavam que o que acontecesse a seguir restauraria a franquia à sua antiga glória. Já se passaram quase 20 anos desde O Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas, e nenhum de seus sucessores chegou perto dos dois primeiros, e dois deles nem chegaram a superar o terceiro.

O Exterminador do Futuro: A Salvação foi a quarta parte e, no papel, poderia ter sido um filme ótimo. Christian Bale foi escalado como o ator principal depois de Batman: O Cavaleiro das Trevas, e os fãs finalmente conseguiriam passar um longo tempo no futuro devastado pela guerra. Infelizmente, o produto final foi uma grande decepção.

É seguro dizer, porém, que o final originalmente planejado teria deixado os fãs com um gosto ainda pior na boca. Felizmente, os fãs acabaram pesando sobre essa conclusão imprudente antes mesmo do filme ser lançado.

Final alterado após críticas

Curiosamente, quando o roteiro de O Exterminador do Futuro: A Salvação vazou, o diretor McG e outras pessoas envolvidas com o filme negaram veementemente que os spoilers que ele revelou eram reais.

Embora vários acordos de não divulgação possam ter evitado que ele e o resto do elenco e da equipe discutissem o conteúdo do filme em detalhes, eles certamente não exigiam que ele mentisse diretamente para os fãs.

Com certeza, acabou sendo confirmado que o vazamento do roteiro tinha sido real, e McG ficou sua imagem manchada com os fãs. Mesmo assim, foi negado que o final seria alterado.

Claro, o final de O Exterminador do Futuro: A Salvação foi alterado para o sacrifício de Marcus para salvar a história de John. Mais tarde seria descoberto que essas mudanças foram de fato feitas como uma resposta direta às críticas que o final original recebeu dos fãs de O Exterminador do Futuro.

A Warner Bros., distribuidora do filme, e sua produtora Halcyon, esperavam poder evitar mais problemas criando um final que os fãs aceitariam mais prontamente. Enquanto eles fizeram isso, não importou muito no final.

Com um orçamento enorme de US$ 200 milhões, O Exterminador do Futuro: A Salvação não conseguiu lucrar nos cinemas e atraiu reações mornas por toda parte. O infame discurso de Christian Bale no set que vazou antes do lançamento também não ajudou na percepção do filme.

Duas sequências planejadas foram canceladas e outra reinicialização foi tentada em 2015 com O Exterminador do Futuro: Gênesis, que também fracassou.

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio então apareceu em 2019 e se tornou outro fracasso. Talvez seja hora de deixar a franquia O Exterminador do Futuro descansar em paz ao lado de John Connor. Às vezes, basta saber quando é melhor deixar as coisas como estão.

No Brasil, O Exterminador do Futuro: A Salvação está agora disponível para compra ou aluguel no YouTube e no Google Play Filmes.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.