Filmes

Harry Potter: História de personagem fica mais trágica após você ler isso

Em toda a tradição de Harry Potter, não há personagem mais amado retroativamente do que Severo Snape (exceto talvez Neville Longbottom). Talvez Malfoy também, uma vez que ele se recompôs no final.

Edwiges foi bastante desagradável por um tempo, mas ela teve uma verdadeire reviravolta no final. Em retrospecto, muitos personagens tiveram um começo falso.

Mas Snape levou a melhor na maior parte da saga. Claro, havia teorias de fãs.

Suposições insanas sobre sua percepção de decência foram lançadas nos fóruns até o grande momento em Harry Potter e as Relíquias da Morte, quando Harry percebe que o coração de seu velho professor de poções era enorme, e que toda a rotina de idiota era na verdade uma fraude elaborada.

Claro, Snape tinha uma briga muito real com o pai de Harry – e um pouco dessa aversão residual transferida para Harry -, mas na maior parte a má atitude de Snape era parte de um esforço que representou Voldemort e companhia para um bando de idiotas desde o início na administração Thatcher.

Não deve ter sido fácil também. Severo passou a segunda metade de sua vida como um Comensal da Morte, o que significava brigas regulares com os criminosos mais talentosos do mundo bruxo.

Quando o seu círculo social consiste em sociopatas com poderes mágicos, fazer uma longa armadilha é provavelmente uma proposta estressante. E se um deles começar a suspeitar que por baixo do seu exterior oleoso existe uma doce alma?

De acordo com uma teoria de fãs de Harry Potter postada no fórum da franquia no Reddit, as chances de Voldemort descobrir as verdadeiras intenções de Snape eram na verdade nulas desde o primeiro dia, e o motivo é caracteristicamente doloroso para uma saga em que o elfo doméstico morre no final.

Personagem trágico

Tudo se origina de um parágrafo em Harry Potter e as Relíquias da Morte, explicando por que Voldemort não conseguiu entrar na cabeça de Harry após a morte de seu ex-servo contratado favorito.

“Assim como Voldemort não foi capaz de possuir Harry enquanto Harry estava consumido pela tristeza por Sirius, seus pensamentos não podiam penetrar Harry agora enquanto ele chorava por Dobby”, diz o livro.

“A tristeza, ao que parecia, expulsou Voldemort… embora Dumbledore, é claro, teria dito que era amor.”

O internauta do Reddit aponta que ambas as coisas podem ser verdadeiras, uma vez que “luto é todo o amor que você deseja dar, mas não pode”. Isso traz uma ideia interessante.

Talvez Snape estivesse a salvo da confusão cerebral de Voldemort, não porque ele tinha a cara de pau mais dura do mundo mágico, mas porque estava constantemente em estado de luto.

Snape estava de luto pela morte de Lily por quase duas décadas, e o sentimento nunca o deixou como evidenciado por seu patrono. Está aí mais uma razão pela qual Snape é o personagem triste mais admirável do universo de Harry Potter.

É uma teoria fascinante. Ela faz sentido? Talvez. Cabe a J. K. Rowling decidir se é ou não canônica.

No Brasil, os filmes de Harry Potter estão agora disponíveis no HBO Go.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.