Filmes

Mistério de De Volta para o Futuro é enfim solucionado

Duas versões do mesmo personagem aparecem com frequência nos filmes de De Volta Para o Futuro, mas o filme final da trilogia levou esse conceito um passo adiante ao duplicar o famoso DeLorean.

Em De Volta para o Futuro 3, Doutor Brown e Marty usam duas versões diferentes do elegante carro de aço inoxidável, uma do presente e outra do futuro. Tal como acontece com as versões presentes e futuras de Marty em De Volta para o Futuro 2, o DeLorean é copiado através de uma viagem no tempo.

É o mesmo DeLorean, simplesmente em dois momentos diferentes. Ainda está confuso?

Em De Volta para o Futuro 2, depois de resgatar Marty Jr. de um futuro infeliz, Marty e Doutor fazem mais uma viagem no tempo. Usando o DeLorean, eles viajam para 1955 para frustrar o plano de Biff de lucrar com a viagem no tempo.

Os dois são bem-sucedidos, mas suas comemorações são interrompidas quando Doutor é atingido pela má sorte na forma de um raio e transportado com o DeLorean para 1885, deixando Marty perdido no passado.

De Volta para o Futuro 3 recomeça em 1955, quando Marty acaba de receber uma carta de 1885 do Doutor. Na carta, Doutor instrui Marty a viajar para uma mina abandonada onde ele escondeu o DeLorean em 1885 para Marty encontrar no futuro.

O carro ficou escondido por 70 anos antes de ser descoberto por Marty, que pode consertá-lo com a ajuda do Doutor de 1955. Em vez de retornar ao seu tempo como Doutor o instrui, no entanto, Marty usa o DeLorean para viajar até 1885 em um esforço para salvar o cientista louco da morte.

Duas versões do mesmo carro

A chegada de Marty em 1885 significa que agora há dois DeLoreans no Velho Oeste – o que Doutor viajou de volta e o que Marty viajou de volta. Ambos, no entanto, estão quebrados. O raio que desencadeou a aventura de Doutor no passado também causou um curto-circuito no microchip de controle do circuito de tempo.

A viagem de Marty ao passado o levou para o meio de uma batalha entre a Cavalaria dos Estados Unidos e os nativos americanos, onde o tubo de combustível do DeLorean é rasgado pelo terreno acidentado. Marty encontra Doutor e o convence a voltar ao futuro, mas sem combustível, o DeLorean não vai chegar a 88 milhas por hora.

Nesse ponto, o público pode estar se perguntando por que Doutor e Marty não usam simplesmente o microchip de controle do circuito de tempo do DeLorean de Marty para consertar o DeLorean de Doutor e usá-lo para viajar para o futuro. A resposta é que isso criaria um paradoxo.

Os dois DeLorean são, na verdade, o mesmo DeLorean. Para que Marty o encontre no futuro, Doutor tem que segurar o DeLorean e escondê-lo na mina abandonada. É mais ou menos como os viajantes do tempo não podem matar seu eu do passado se quiserem estar por perto no futuro para viajar no tempo.

Para preservar a linha do tempo, Doc e Marty têm que viajar de volta ao futuro em “sua” versão do DeLorean, a versão futura que Marty usa para encontrar Doutor. Claro, isso não impede necessariamente que os dois sugem gás do DeLorean do Doutor para usar no DeLorean de Marty.

Mas, ao contrário de alguns outros filmes de viagem no tempo, Marty e Doutor estão sempre correndo contra o relógio em De Volta Para o Futuro.

Portanto, além da possibilidade de que um raio tenha acendido o combustível do DeLorean do Doutor, é possível que eles não tenham tido tempo para desenterrar a confiável máquina de viagem no tempo.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.