Mulher-Maravilha 1984 terá campanha para o Oscar

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Mulher-Maravilha 1984 lançou oficialmente sua campanha do Oscar, incluindo um impulso para Melhor Filme. O filme Mulher-Maravilha de 2017 estreou em junho daquele ano e foi um sucesso comercial e com a crítica imediato.

Ainda tem uma classificação de 93% no Rotten Tomatoes. Mas, apesar de todos os elogios e uma implacável campanha de relações públicas, Mulher-Maravilha não conseguiu uma única indicação ao Oscar; nem mesmo para Melhores Efeitos Visuais ou Melhor Figurino, onde a maioria dos filmes de gênero deixa sua marca.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Tem havido muito debate sobre o porquê. Alguns teorizaram que a Warner Bros. estava muito focada em Dunkirk e Blade Runner 2049. Também é possível que o lançamento de Liga da Justiça em novembro daquele ano tenha drenado o ímpeto de Mulher-Maravilha.

Mulher-Maravilha 1984 estreou simultaneamente nos cinemas e no HBO Max no dia de Natal, nos Estados Unidos, bem a tempo de ser elegível para o 93º Oscar. Embora o final de dezembro seja tipicamente um momento popular para os estúdios lançarem seus candidatos ao Oscar, esses são geralmente de uma linha dramática mais típica.

Embora Mulher-Maravilha 1984 possa estar longe de ser o filme padrão do Oscar, parece que o estúdio ainda espera que um grande impulso promocional possa levar a algumas indicações importantes.

O site de premiações da Warner Bros. de 2020 foi atualizado recentemente com uma campanha “Para Sua Consideração” para Mulher-Maravilha 1984 em categorias como Melhor Filme, Melhor Diretor(a) (Patty Jenkins), Melhor Atriz (Gal Gadot), Melhor Ator Coadjuvante (Pedro Pascal e Chris Pine) e Melhor Coadjuvante Atriz (Kristen Wiig, Robin Wright e Connie Nielsen), além de uma série de categorias abaixo da linha, como Melhor Figurino e Melhor Maquiagem e Penteado.

No entanto, ainda não se sabe se o mais novo filme da DC Comics realmente tem chance de ser indicado.

Campanha para o Oscar

Até o momento, apenas dois filmes de super-heróis foram indicados para Melhor Filme: Pantera Negra do Marvel Studios em 2019, que foi indicado para um total de seis Oscars, e Coringa em 2020, que foi indicado para 11 Oscars.

Nem mesmo Batman: O Cavaleiro das Trevas, amplamente considerado um dos melhores filmes de super-heróis já feitos, foi indicado para Melhor Filme (embora Heath Ledger tenha ganhado postumamente por sua interpretação icônica de Coringa), o que prova o quão difícil pode ser para filmes de super-heróis ter reconhecimento pela Academia.

Pode ser um caminho ainda mais difícil para Mulher-Maravilha 1984.

Embora as reações iniciais ao filme tenham sido animadoras, uma vez que um público mais amplo foi capaz de vê-lo, a resposta da crítica despencou, despencando a pontuação do Rotten Tomatoes para 60%.

Junte isso ao plano de lançamento simultâneo no cinema/streaming que cortou as receitas de bilheteria, e simplesmente não parece haver burburinho suficiente, mesmo em um ano fraco, para qualquer uma das indicações principais, especialmente Melhor Filme.

No Brasil, Mulher-Maravilha 1984 segue em exibição nos cinemas.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio