Filmes

Velozes e Furiosos já teve momento épico de Vingadores: Ultimato; veja

O final da saga Velozes e Furiosos poderia copiar algumas páginas de Vingadores: Ultimato, mas embora pudesse encerrar a história de Dominic Toretto da mesma forma que o Homem de Ferro fez, a franquia já teve sua despedida de Capitão América em um filme anterior.

A franquia centrada em carros da Universal Picture começou em 2001 e cresceu exponencialmente ao longo dos anos com membros adicionais do elenco.

Também superou suas raízes nas corridas de rua, tornando-se uma série de apostas mais altas com a equipe participando de várias missões que beneficiaram tanto o bem comum quanto a si próprios. Com a franquia Velozes e Furiosos terminando com Velozes e Furiosos 11, vários fãs acreditam que será a versão da franquia de Vingadores: Ultimato.

A equipe de Dom está longe de ser os heróis dos Vingadores no MCU. Para começar, eles realmente não começaram com boas intenções; na verdade, eram criminosos que, até aquele ponto, escaparam da prisão devido a uma combinação de circunstâncias e sorte.

Só nos últimos anos é que eles se tornaram mais comprometidos em fazer o bem por um propósito maior.

Ainda assim, sua prioridade número um sempre foi manter seu círculo, “a família”, seguro e confortável. Por outro lado, os heróis mais poderosos da Terra foram reunidos pelo objetivo comum de proteger a Terra e, eventualmente, toda a galáxia, mas ocasionalmente, eles nem mesmo gostam uns dos outros.

Apesar das diferenças entre as equipes, as duas franquias prosperam com narrativas interconectadas e se a saga Velozes e Furiosos for inteligente, deve-se observar como o Marvel Studios entregou um final satisfatório à Saga do Infinito por meio de Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.

Por exemplo, Dominic Toretto poderia ter um destino semelhante ao de Tony Stark, fazendo uma jogada de sacrifício de última hora.

A franquia Velozes e Furiosos, no entanto, já teve um final semelhante ao dos Vingadores em Velozes e Furiosos 7 com o personagem de Paul Walker, Brian O’Connor. Após a morte trágica e prematura do ator, a franquia teve que decidir como iriam eliminá-lo da série de filmes.

Walker, infelizmente, não conseguiu terminar as filmagens do filme antes de seu acidente de carro fatal, então o diretor James Wan e o escritor Chris Morgan tiveram que criar uma narrativa que ainda usasse seu papel pretendido no filme, mas com um final diferente.

Em vez de encerrar o arco de Brian com uma tragédia como seu ator na vida real, Velozes e Furiosos optou por dar a ele um final feliz, assim como a Marvel fez com o Capitão América.

Brian se aposentou da equipe de Dom para viver uma vida tranquila com Mia e sua crescente família. Nos momentos finais de Velozes e Furiosos 7, Brian vê Dom pela última vez, semelhante a como Steve Rogers se reuniu com Sam e Bucky antes de se aposentar oficialmente em Vingadores: Ultimato.

Épico (e emocionante) momento

Além do último reencontro dos personagens com seus amigos mais próximos antes de se separarem totalmente, Steve Rogers e Brian O’Connor também tiveram motivações semelhantes para se aposentar: focar em suas vidas pessoais.

É o tipo de final tranquilo que os sucessos de bilheteria tendem a evitar, embora cada franquia o fizesse por razões diferentes. O Capitão América voltou aos anos 40 para se reunir com Peggy depois de décadas sendo um herói. O destino de Velozes e Furiosos 7 de Brian, por outro lado, foi o resultado de uma tragédia inesperada na vida real.

Apesar da tristeza em torno das circunstâncias, a ideia de que um homem de ação como Brian decide se afastar da emoção de aventuras perigosas para sua família tem a mesma vibração de bem-estar que ver Steve finalmente conseguindo sua tão demorada dança com seu verdadeiro amor.

No entanto, Velozes e Furiosos pode estar preparando o retorno de Brian de alguma forma. Conforme revelado pelos trailers de Velozes e Furiosos 9, Mia está de volta ao solo com Dom e o resto da equipe enquanto eles vão contra o irmão afastado de Dom, Jakob.

Será interessante ver como o diretor Justin Lin vai interpretar isso considerando o destino de Walker na vida real na franquia Velozes e Furiosos, mas seria estranho nem mesmo mencionar Brian dada a participação de sua esposa.

Velozes e Furiosos 9 chegará aos cinemas em maio.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.