Crepúsculo teve grande polêmica por causa de um detalhe; veja

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Independentemente de como você avalie a qualidade da franquia Crepúsculo, não se pode negar que a saga foi uma das maiores febres dos anos 2000, conquistando fãs no mundo inteiro e dominando as conversas.

Baseados nos livros de Stephanie Meyer, os filmes da saga Crepúsculo acompanham a história de Bella, uma jovem que se envolve em um triângulo amoroso com um vampiro e um lobisomem.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Muitos fãs não sabem, mas um dos filmes da série acabou causando a maior polêmica, devido a um pequeno detalhe.

Confira abaixo!

Polêmica em Lua Nova

A saga Crepúsculo, em especial o filme Lua Nova, foi bastante criticado pela caracterização dos mitos da tribo Quileute, que originaram os lobisomens da franquia.

Os Quileute são um povo nativo-americano com aproximadamente dois mil membros nos dias atuais.

A tatuagem de Jacob em Crepúsculo foi criada pela artista Lesza Snowdon e baseada em um design original do povo Quileute e inspirações em outras tribos nativo-americanas.

Snowdon recebeu os créditos (e muito dinheiro) por seu design. Enquanto isso, membros do povo Quileute perceberam que a tattoo foi tirada da mitologia da tripo, sendo assim uma propriedade intelectual.

Originalmente, Snowdon achou que a imagem de dois lobos se entrelaçando representaria a força e solidariedade dos lobisomens.

A tatuagem de Jacob é um elemento vital do personagem, mas não foi criada pelos produtores da franquia. Ao invés disso, a imagem foi tirada de uma lenda real dos Quileute e usada para o marketing de Crepúsculo do mundo inteiro.

A utilização do símbolo é um grande exemplo de apropriação cultural, já que a tribo que originou a imagem não recebeu nem um centavo por sua divulgação.

Para piorar ainda mais a situação, um membro da tribo Quileute percebeu que a tattoo foi caracterizada de maneira incorreta, em um estilo referente a outra tribo, a Haida.

A tattoo de Jacob em Crepúsculo também foi vítima de erros de continuidade.

Em Lua Nova, a tatuagem aparece no ombro do Lobisomem. No entanto, em Eclipse, ela é transferida para o braço do personagem.

Todos os filmes da Saga Crepúsculo estão disponíveis na Netflix.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio