DC

Entenda fala de Martin Scorsese que causa polêmica entre fãs

Martin Scorsese já expôs sua opinião contra os filmes de super-heróis anteriormente e agora voltou a criticar essas obras, além das plataformas de streaming como Netflix, HBO Max, Amazon Prime Video, Disney+ e mais.

Em artigo celebrando o trabalho de Federico Fellini, o lendário diretor de Taxi Driver, Os Bons Companheiros, dentre outros clássicos do Cinema, disse que os filmes agora são vistos com o mesmo valor que vídeos de gatos.

Para Scorsese, a arte do cinema está sendo “sistematicamente desvalorizada”, reduzida para “conteúdo”.

“Há 15 anos, o termo conteúdo era escutado apenas quando as pessoas estavam discutindo Cinema de forma mais séria e era contrastada com a palavra ‘forma’. Então, gradualmente, passou a ser usado mais e mais por pessoas que tomaram conta das companhias de mídia, a maioria dos quais conhece nada sobre a história da arte, ou mesmo se importa o suficiente para achar que deveriam conhecer”, escreveu Martin Scorsese na Harper’s Magazine.

“‘Conteúdo’ se tornou um termo de negócios para qualquer imagem em movimento: desde um filme de David Lean, até um vídeo de gato, comercial do Super Bowl, sequência de filme de super-herói, ou episódio de uma série”, continuou o diretor.

Martin Scorsese critica as plataformas de streaming

O diretor continuou, falando sobre como isso se relaciona com o surgimento das plataformas de streaming.

“Tudo isso é ligado, é claro, não à experiência cinematográfica, mas ao ato de assistir as coisas em casa, nas plataformas de streaming, que vieram para substituir a experiência de ir aos cinemas, assim como a Amazon tomou lugar das lojas físicas”.

“Por um lado, isso foi bom para cineastas, incluindo a mim mesmo. Por outro lado, criou uma situação na qual tudo é apresentado para o espectador de forma igual, o que soa democrático, mas não é. Se tudo é sugerido a partir de algoritmos baseados no que você já viu, e as sugestões são baseadas apenas em gênero, então o que isso significa para a arte do cinema?”, escreveu Martin Scorsese.

O diretor de Os Bons Companheiros ainda disse que essa forma de sugestão de filmes trata o espectador como mero consumidor e nada mais.

Obviamente ele não citou nomes de empresas, mas é claro que ele se refere à Netflix, Disney+ e outras, além dos filmes da Marvel e DC.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.