Filmes

Grande mistério sobre Blade enfim é respondido na Marvel

Na saga de filmes de Blade, o personagem-título caça sua presa, vampiros, à noite – então por que ele usa óculos escuros?

Atlético, vestido de couro preto e com um comportamento severo, Blade é uma figura imponente, usando uma variedade de armas criativas e destreza nas artes marciais para abrir caminho através dos vampiros e ceifeiros que são os antagonistas dos filmes.

O filme original de Blade é um clássico e, de todos os trajes memoráveis, indiscutivelmente o acessório de fantasia mais memorável de Wesley Snipes que completa o visual são os óculos icônicos de Blade.

Desde a primeira cena em Blade – O Caçador de Vampiros, está claro que óculos escuros não são incomuns para uso noturno na subcultura dos vampiros.

Ainda assim, enquanto os vampiros comuns no cenário do filme são extremamente sensíveis à luz brilhante e podem precisar de proteção adicional, Blade é o “daywalker”, notório por não compartilhar essa vulnerabilidade.

Como um híbrido meio-vampiro, meio-humano, Blade tem sentidos aumentados e não é de forma alguma prejudicado pelos óculos, mas quase tudo que ele veste ou carrega com ele tem uma função útil – até mesmo seu guarda-roupa é projetado para protegê-lo uma luta, ou para ocultar o arsenal de armas que carrega consigo.

Embora Blade certamente tenha uma aparência legal, seus óculos escuros têm um propósito adicional?

Mistério sobre Blade

Em primeiro lugar, os óculos escuros de Blade escondem seus olhos. Embora o tingimento não afete sua capacidade de ver com pouca luz, as lentes polarizadas evitam que outras pessoas – incluindo vampiros contra os quais ele possa estar lutando – vejam para onde ele está olhando.

Visto que as representações de combate nos filmes de Blade são rápidas e brutais, é justo supor que os vampiros usam seus sentidos aguçados para procurar qualquer vulnerabilidade ou dica do que um oponente vai fazer.

Lutar contra inimigos tão poderosos como Drácula e os outros vampiros da Marvel requer todas as vantagens possíveis, então isso – combinado com o uso de óculos de sol para lembrá-los de que ele não compartilha sua vulnerabilidade à luz do dia – pode fornecer uma vantagem psicológica e de combate significativa.

Blade também usa uma série de armas que tiram vantagem da vulnerabilidade que os vampiros têm à radiação ultravioleta, incluindo granadas ultravioleta.

Embora ele possa não ter mais vulnerabilidade à luz do sol do que um humano, ele também não é especificamente resistente a ela. Usar óculos escuros protegeria Blade dos efeitos que luzes brilhantes repentinas e radiação ultravioleta teriam na visão normal, e assim permitiria que ele usasse tais armas mais livremente.

Dados os outros efeitos ambientais que podem servir para incomodar ou até mesmo cegar temporariamente o caçador de vampiros, provavelmente ajuda usar alguns óculos para manter o sangue longe de seus olhos.

O traje de Blade sofreu várias variações ao longo dos anos, mas ele sempre se vestiu para impressionar. O traje original de Blade era muito estranho, mas mesmo este era um estilo único que o diferenciava da população cotidiana do Universo Marvel.

Com seus óculos escuros, ele se torna mais difícil de ler e ainda mais intimidante do que sem eles. Quer sejam uma opção utilitária ou estejam lá porque ele se sente bem ao usá-los, eles se tornaram uma parte icônica e útil do visual de Blade.

No MCU, Blade será vivido por Mahershala Ali. O reboot da Marvel ainda não conta com data de lançamento.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.