Filmes

John Wick de Keanu Reeves "foi longe demais", diz diretora

A diretora de Promising Young Woman, Emerald Fennell, aponta uma falha em John Wick, usando-a como um exemplo para filmes de vingança de forma mais ampla.

Fazendo sua estreia na direção de longas-metragens depois de atuar como produtora de Killing Eve na segunda temporada, Promising Young Woman, de Fennell, gira em torno da personagem Cassie Thomas (Carey Mulligan).

Tomando a difícil decisão de deixar seu futuro brilhante para trás quando sua melhor amiga se torna vítima de estupro, Cassie busca punir os responsáveis ​​pelo que aconteceu com sua melhor amiga. Uma mistura de humor negro e drama pessoal, o filme foi elogiado pela crítica e pelo público.

Ainda assim, o final de Promising Young Woman provou ser controverso para alguns. Isso se deve em grande parte à maneira como o longa-metragem de Fennell subverte as expectativas, levando a um final diferente do que a maioria do público esperava.

Desde então, muitos notaram que o suspense de vingança ostensivamente poderoso serve, na verdade, como um exame inteligente e, em última instância, uma acusação do gênero como um todo.

Em uma nova entrevista, em que Fennell discute seu filme em profundidade, fica claro que a diretora e roteirista de Promising Young Woman refletiu profundamente sobre a história que ela esperava contar.

Falando com a Vulture, Fennell mencionou a franquia com Keanu Reeves, John Wick, como um exemplo da qualidade fantástica potencialmente prejudicial dos filmes de vingança. A diretora observou que, embora ela amasse John Wick, o lendário assassino deve ter dificuldade em viver consigo mesmo. A citação de Fennell foi incluída abaixo.

“‘Na verdade, gostava daquele cachorro. Não me entenda mal, era um cachorro muito fofo. Mas eu me sinto como as 7 mil pessoas que matei.’ E não quer dizer que não adoro John Wick completamente.”

“Mas eu acho que, um pouco como as comédias românticas, filmes como esse necessariamente terminam com um momento de triunfo. Porque o resultado dessa jornada, que acho que vemos aqui, é incrivelmente desagradável.”

Foi longe demais por vingança?

Imaginando uma conversa que Wick tem consigo mesmo, talvez enquanto ele está tentando assistir um pouco de TV, Fennell chega à raiz do problema de como os filmes de ação costumam fundir a vingança na trama. A vingança é frequentemente apresentada como um conceito glamoroso e justo.

E, mesmo quando não é, mesmo quando os filmes tentam lidar com as ramificações psicológicas de uma vida consumida pela raiva, as lutas legais e os protagonistas intrigantemente estoicos tendem a abafar qualquer moral que possa chegar aos espectadores.

E, certamente, John Wick tem sua cota de lutas legais. Fennell parece estar argumentando que a punição geralmente não se ajusta ao crime nesse tipo de filme. E, de maneira mais geral, que se baseia em uma representação irreal.

Para seu crédito, a franquia John Wick está bem ciente de que o personagem principal está em um caminho indesejável.

A trilogia frequentemente apresenta cenas em que Wick é questionado sobre como está passando sua vida. E, na parte mais recente, com o subtítulo Parabellum, uma boa quantidade de tempo é gasta para ilustrar o vazio da existência do personagem de Keanu Reeves.

Alguns fãs têm resistido a essas intrusões na narrativa atraente da franquia, assim como outros descobriram que Promising Young Woman vai longe demais em seu trecho final. Essas reações podem servir para provar o ponto de vista de Fennell.

John Wick 4, com Keanu Reeves, estreia em maio de 2022.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.