Filmes

Matrix 4 ganha título e faz todo sentido para personagem de Keanu Reeves

A trilogia Matrix conta com inúmeros paralelos com a teologia cristã, a tal passo que Neo (Keanu Reeves) funciona como uma figura messiânica, tal qual Jesus Cristo. Matrix 4 parece seguir pelo mesmo caminho, conforme indica seu suposto título.

Embora o título Matrix Ressurrections (Matrix Ressurreições em tradução livre) não tenha sido confirmado pelo estúdio ainda, ele faz muito sentido tendo em vista os dois longas anteriores da franquia (Reloaded e Revelations) e a própria trajetória do personagem de Keanu Reeves.

No fim de Matrix Revelations, Neo se sacrifica a fim de salvar a humanidade, libertando-a da Matrix após um acordo com as máquinas, que também permitiu que os programas dentro da Matrix evoluíssem.

Esse ato de salvação, contudo representa apenas uma parcela da trajetória de Jesus na Bíblia, fica faltando o seu maior milagre: a ressurreição.

Essencialmente veremos isso de alguma forma em Matrix 4, já que tanto Keanu Reeves, quando Carrie-Anne Moss (a Trinity) foram confirmados no elenco.

Não é incomum que personagens da cultura pop ressuscitem em filmes – vide Harry Potter, Superman, dentre outros. O que pode ser diferente em Matrix 4 é que Neo pode permanecer no filme brevemente, tal qual sua contraparte bíblica.

Ele pode retornar, cumprir uma missão, ou passar uma mensagem, e ascender para um plano de existência diferente.

O segredo de Matrix

Em 2020, as diretoras Lana e Lilly Wachowski confirmaram que Matrix é uma história sobre a transição de gênero e a aceitação sobre isso. Assim, a mudança do nome de Neo seria como um passo importante nessa mudança para uma pessoa trans.

A página NetflixFilm deixou isso ainda mais claro. Em publicações no Twitter, o perfil usou citações da escritora Andrea Long Chu.

“Neo tem disforia. Matrix é um gênero binário. Os agentes são a transfobia. Você entendeu”, afirma a citação da análise sobre os longas.

Há outros momentos de Matrix que são bem simbólicos. Um é o momento de escolher qual pílula tomar. A vermelha, conforme a escritora, é como se fosse a terapia de hormônio – na década de 1990, o medicamento era vermelho.

Por fim, como citado antes, os agentes insistem em chamar Neo de “Senhor Anderson”, o que simboliza a transfobia. Em 2020, Lilly declarou que ficou “feliz que todos tenham descoberto a nossa intenção original”.

“Um hacker fica sabendo de uma incrível conspiração que envolve a realidade de todos os humanos e se junta a uma rebelião em busca da liberdade”, diz a sinopse de Matrix.

Os filmes de Matrix estão na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.