Filmes

Mistério de Titanic chega ao fim com cena deletada

Titanic de James Cameron contou a trágica história do transatlântico afundando no Atlântico sozinho, mas o corte final ignorou que, na realidade, o Titanic não estava sozinho no campo de gelo.

A cerca de 20 milhas de distância, o SS Californian havia parado durante a noite, muito mais perto do que o Carpathia que veio em seu resgate. Enquanto o Californian foi deixado de fora da edição final do filme, uma cena excluída tirada diretamente da história real do Titanic explicou por que o outro navio no campo de gelo não veio em seu socorro.

Na cena excluída, o operador sem fio do Californian sinalizou para o Titanic para avisá-los sobre o gelo. No entanto, os operadores do Titanic estavam muito ocupados para dar uma resposta adequada à mensagem.

Eles foram inundados com mensagens de passageiros ricos, reclamando que ficariam acordados a noite toda tentando superar o atraso, e a mensagem do Californian interrompeu outras mensagens que eles estavam tentando enviar e receber.

O operador do Titanic disse ao Californian para “calar a boca”, e o Californian desligou sua conexão durante a noite, considerando o aviso transmitido. Seu erro aparentemente pequeno fez com que os passageiros do Titanic morressem no gelo apenas algumas horas depois, tanto no filme quanto no Titanic real.

Como muitos outros eventos no filme, a cena excluída não está muito longe da história real. O verdadeiro Californian enviou uma mensagem sem fio aos navios na área para avisá-los sobre os icebergs.

Mas o operador Marconi do Titanic, Jack Phillips, estava cansado e sobrecarregado e inundado com um acúmulo de mensagens que de repente atingiu seu limite. Como os dois navios estavam tão próximos, a mensagem do Californian abafou as mensagens muito mais distantes vindas de terra.

Assim, o estressado Phillips ignorou a conexão do outro navio e disse ao seu homólogo no Californian para calar a boca, por engano, não percebendo que era uma mensagem importante que deveria ter sido imediatamente ouvida.

O Titanic posteriormente enviou mensagens S.O.S. uma vez que o navio começou a afundar, mas o Californian havia desligado seu escritório sem fio durante a noite.

O Californian também ignorou os sinalizadores enviados do Titanic, já que o capitão presumiu que eram apenas “foguetes da empresa” destinados a sinalizar navios da mesma linha. Se o Californian tivesse chegado antes, eles poderiam ter salvo centenas de passageiros que encontraram seu fim, como Jack Dawson de Titanic.

Por que a cena foi cortada?

Apesar dos fatos, James Cameron optou por cortar a cena para focar o filme de volta nas pessoas do Titanic. À medida que o filme evoluía na pós-produção, ele decidiu que incluir o Californian para precisão histórica não era tão importante quanto enfatizar a contenção do Titanic.

Ele queria se concentrar exclusivamente no mundo do Titanic em si, emprestando ao navio uma metáfora para o fim do mundo, em que ninguém viria para salvá-los até que fosse tarde demais.

Titanic ignora algumas verdades históricas ao cortar a cena com o Californian em favor de manter a história focada nas pessoas presas na tragédia sem saída.

Já é um filme longo, com quase três horas e meia de duração, e Cameron não tem intenção de lançar uma versão do diretor de Titanic para restaurar as cenas deletadas, afirmando que o filme final já representa sua visão.

A inclusão do Californian, no entanto, pode ter aprofundado a tragédia do Titanic, mostrando que outro navio poderia ter vindo em seu socorro se uma tempestade perfeita de circunstâncias infelizes não tivesse condenado a todos.

Titanic sacrificou a precisão para manter os espectadores emocionalmente envolvidos no navio que afundou e que, no final, não tinha esperança de resgate.

No Brasil, Titanic está agora disponível no Telecine Play.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.