Os Incríveis são uma das famílias mais queridas da Pixar, mas uma teoria dos fãs do Reddit apresenta um argumento convincente que muda a maneira como os espectadores podem vê-los.

A filha Violeta sempre foi retratada como a estranha da família, e essa teoria explica como isso pode ser porque ela é, na verdade, relacionada à Edna Moda, não à família Pera.

No sucesso da Pixar de 2004, Os Incríveis são uma família de super-heróis disfarçada de uma família suburbana “normal”. A teoria dos fãs afirma que pai e filho, Beto e Flecha, têm cabelos loiros, e Flecha compartilha o nariz reto e estreito de sua mãe.


No entanto, Violeta parece muito diferente do resto de sua família, com cabelos negros e nariz arredondado.

Ela também tem olheiras, que é uma característica facial chave que ela compartilha com a super designer de trajes e amiga da família, Edna Moda. Por causa disso, a teoria sugere que a semelhança se deve ao fato de Edna ser a mãe biológica de Violeta.

A teoria reconhece que a semelhança não é suficiente para argumentar a hereditariedade, mas um olhar mais atento sobre a história de Edna poderia explicar como Violeta entrou na família Pera.

Edna aposentou-se de projetar super trajes 15 anos antes do início de Os Incríveis, quando o governo proibiu os super-heróis. Violeta tem 14 anos no primeiro filme, o que significa que Edna poderia estar grávida de Violeta logo quando super-heróis foi banido, colocando sua filha em risco.

Louca teoria

Assim que Violeta nasceu e Edna viu que ela tinha superpoderes, ela sabia que o governo ficaria de olho em uma nova super-heroína, especialmente aquele cuja mãe tinha laços estreitos com uma extensa rede de heróis conhecidos. Edna decidiu que o melhor plano era dar sua filha para a família de super-heróis em que ela mais confiava: os Peras.

Como super-heróis já no programa do governo para heróis aposentados, eles forneceriam uma vida estável e amorosa para Violeta, uma vez que estavam protegidos. Violeta sendo sua filha também pode provar por que Edna concordou em deixar a aposentadoria de Beto e projetar para ele um novo super traje sem capa.

Há algum mérito nessa teoria, uma vez que Edna com personalidade própria não parece alguém que gostaria de ser mãe. Edna é uma mulher mundana que já tem muito a fazer, e ser mãe provavelmente nem está em seu radar.

No entanto, os fãs sabem pelos filmes que ela tem um grande coração por baixo daqueles óculos icônicos, que se alinham com a ideia de que ela faria de tudo para manter sua filha segura.

Curiosamente, Violeta se ressente de ser uma super-heroína e deseja ser normal, o que pode remontar a como sua mãe biológica teórica é normal e como ela teoricamente não é parente da família de super-heróis.

Não se fala muito sobre a vida pessoal de Edna, como o que inclui sua história romântica, o que seria necessário para apoiar ainda mais essa teoria. Em vez disso, uma explicação muito mais provável para o motivo de Violeta parecer tão diferente do resto de sua família é que essa é a manifestação física de como sua personalidade é diferente.

Violeta é mostrada como uma deslocada na escola e em casa, e cabelos pretos e olheiras tornaram-se características típicas de solitários na mídia popular.

Enquanto o resto de sua família é extrovertido e bem-apessoado, Violeta foge dos holofotes. Senhor Incrível e Flecha prosperam em atenção, e Mulher-Elástica controla situações com pose e charme. Enquanto isso, Violeta costuma usar seus poderes de invisibilidade para evitar interações sociais.

Seu cabelo preto e olheiras também representam sua atitude pessimista, outro traço diferente da atitude positiva do resto de sua família. Muitas vezes ela se detém no lado mais sombrio de uma situação, e a aparência de Violeta é apenas mais uma maneira que o filme sugere que ela está em uma jornada narrativa diferente dos outros Peras.

Embora seja uma teoria interessante imaginar Edna como a mãe de Violeta, não há evidências substanciais suficientes para sustentar seu mérito.

Por exemplo, nunca houve qualquer alusão a Edna ser parente de Violeta na forma como ela interagia com a família. As duas simplesmente compartilham uma semelhança de “estranheza” como uma forma de mostrar sua individualidade contra um terreno de super-heróis otimistas.

No Brasil, Os Incríveis está agora disponível no Disney+. A sequência, Os Incríveis 2, também faz parte do catálogo do serviço de streaming.