Filmes

Real origem de MIB: Homens de Preto vai deixar fãs de queixo caído

Todo mundo conhece os Homens de Preto; os agentes secretos do governo vestindo roupas elegantes e óculos escuros com a tarefa de proteger a Terra da escória do universo.

Embora as teorias da conspiração tenham postulado por décadas que essas figuras sombrias realmente existem na vida real, foi o filme de Will Smith e Tommy Lee Jones de 1997 que colocou a organização clandestina no destaque da cultura pop.

O que muitos podem não saber, no entanto, é que o filme – que gerou duas sequências, um derivado, jogos e uma série de animação (para não mencionar alguns sucessos de Will Smith) – foi baseado em uma história em quadrinhos de curta duração de anos anteriores.

Os Homens de Preto, uma série em preto e branco do escritor Lowell Cunningham e da artista Sandy Carruthers, teve uma fase inicial de três edições em 1990 e recebeu outra fase de três edições no ano seguinte.

No entanto, apesar dos personagens terem os mesmos nomes – ou codinomes – que seus quase homólogos do filme, as semelhanças não vão muito além dos ternos pretos, óculos escuros e antagonistas de outro mundo.

Enquanto o filme MIB: Homens de Preto é focado exclusivamente em ameaças extraterrestres, a versão em quadrinhos é realmente mais parecida com Arquivo X de Mulder e Scully, na medida em que eles investigam qualquer número de entidades sobrenaturais, incluindo demônios, lobisomens e zumbis.

Um aspecto dos quadrinhos que deu o salto para o filme foi o Neutralizador, que apaga a memória, embora nos quadrinhos pareça mais com uma lanterna que um agente pisca no rosto de alguém em oposição ao dispositivo elegante e futurista visto na tela.

Além disso, a única coisa que realmente saiu direto da página foi a citação: “Nós somos ‘eles’. Somos os Homens de Preto.”

Honestamente, realmente a única conexão significativa entre os quadrinhos e o primeiro filme dos Homens de Preto é um enredo na segunda edição envolvendo um alienígena parecido com um inseto e um fazendeiro chamado Edgar, embora seja totalmente diferente na página.

No filme, o personagem de Will Smith, Jay, era um policial de Nova York que se juntou voluntariamente à sombria organização após caçar com sucesso um alienígena especialmente ágil a pé.

Mas nos quadrinhos, Jay começa como um agente da DEA não identificado investigando um culto e uma estranha nova droga chamada Bezerk, que literalmente faz seus usuários ficarem sem controle, ampliando sua raiva e força.

E em vez de se juntar à MIB, ele é mais ou menos sequestrado por Kay e disse que ele pode se juntar ou ter sua memória apagada e ficar preso no deserto para tentar explicar aos seus chefes o que deu errado.

“Você não foi sequestrado. Você foi requisitado”, disse Kay a Jay, que ficou sem escolha a não ser concordar.

Quadrinhos sombrios

Os direitos da propriedade dos quadrinhos foram perdidos entre algumas editoras, chegando à Marvel.

Após o sucesso do filme, a Marvel lançou uma adaptação de quadrinhos e algumas edições únicas, com os personagens remodelados para refletir suas contrapartes na tela (Jay era originalmente branco nos quadrinhos) e com um tom muito mais leve que os quadrinhos originais.

O escritor Cunningham foi a única presença constante durante toda a jornada, tendo também escrito essas edições.

É impressionante ver o que começou como uma série de quadrinhos independente bastante modesta de seis edições se transformar na franquia de um bilhão de dólares que é agora, mesmo que o último filme, MIB: Homens de Preto Internacional, tenha deixado muito a desejar.

Ainda assim, os fãs de filmes devem a si mesmos relembrar suas origens e ver como uma propriedade pode se tornar diferente ao saltar de uma página para a tela. E para quem não acha do seu agrado, há sempre a opção do Neutralizador.

Os filmes de MIB: Homens de Preto estão disponíveis em plataformas digitais.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.