Filmes

Veja o destino de Frodo após o fim de O Senhor dos Anéis

Frodo Bolseiro é o herói inquestionável do livro e da versão cinematográfica de O Senhor dos Anéis. Sua jornada épica de carregar o Anel do Condado para o fogo do Monte da Perdição foi cheia de incontáveis ​​tormentos físicos e mentais para o Hobbit, e ele merecia nada menos do que uma vida inteira de paz e harmonia depois.

Mas no longo epílogo de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, Frodo parte dos Portos Cinzentos com seu tio Bilbo em um navio élfico. Depois de um adeus emocional a seus amigos Hobbit, Samwise Gamgee, Peregrin Took e Meriadoc Brandybuck, Frodo é visto pela última vez indo para um lugar chamado Terras Imortais.

Frodo decide deixar o Condado após a destruição do Anel porque as feridas criadas por sua experiência não foram totalmente curadas. Carregar o Anel o tempo todo corrompeu-o mentalmente e ele finalmente sucumbiu ao seu poder antes que Gollum o tomasse de volta.

O destino de Frodo

Em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, ele foi apunhalado no ombro com uma lâmina de Morgul pelo Rei Bruxo no Topo do Vento. O ferimento quase o matou antes de ser levado por Arwen para Valfenda para que Elrond pudesse salvar sua vida – mas nunca o deixaria totalmente física ou espiritualmente.

Como ele vivia no Condado, a ferida de Frodo ainda doía no aniversário do evento todos os anos. Ele também adoeceu no aniversário ao ser envenenado pela aranha Laracna. Como um soldado voltando da guerra, as cicatrizes da busca de Frodo ainda permaneceram e o impediram de encontrar paz no Condado.

Por ser incapaz de viver uma vida satisfatória, Frodo decidiu levar seu tio Bilbo do Condado para os Portos Cinzentos. Embora o navio fosse élfico, Frodo e Bilbo tiveram permissão de passar nele porque ambos eram portadores do Anel. Ao ir para as Terras Imortais, Frodo terá uma chance melhor de se curar e viver em paz.

As Terras Imortais é um reino para Elfos e portadores do Anel imortais viverem. Embora os Elfos sejam imortais, eles podem ficar cansados ​​e morrer de depressão. Quando eles morrem, suas almas são reencarnadas em um corpo semelhante nas Terras Imortais, então indo para lá os Elfos podem permanecer imortais.

O autor J.R.R. Tolkien não especificou o que aconteceria com Frodo depois de ir para as Terras Imortais, deixando para o público decidir se ele eventualmente viveria uma vida confortável. O que pode ser concluído é que este reino era o melhor lugar para o Hobbit se recuperar totalmente de suas experiências traumáticas.

O que não é mostrado nos filmes, mas conhecido no trabalho de Tolkien, é que Samwise Gamgee se junta a Frodo nas Terras Imortais depois que sua esposa Rosie Cotton falece. Como Sam foi brevemente portador do Anel em O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, ele também teve a passagem permitida no navio élfico.

Mesmo com o Condado sendo uma memória distante, Frodo ainda poderá estar com seu melhor amigo em sua nova casa.

O Amazon Prime Video está desenvolvendo uma série do universo de O Senhor dos Anéis, mas ainda não há uma data de lançamento.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.