Filmes

Ator de O Senhor dos Anéis passou vergonha em público para ser Gollum

Andy Serkis, de O Senhor dos Anéis, que interpretou Gollum através de captura de movimentos, admite que costumava “andar de quatro” para se preparar para o papel. 2021 marca o 20º aniversário do primeiro filme de O Senhor dos Anéis, A Sociedade do Anel, por isso a nostalgia está no ar.

O diretor Peter Jackson assumiu a icônica saga de fantasia de J. R. R. Tolkien e a transformou em um épico no cinema que ainda, até hoje, continua sendo uma conquista suprema. O conto clássico do bem contra o mal encantou o público em todo o mundo, e o último filme da trilogia, O Retorno do Rei, detém o recorde do filme que ganhou mais Oscars em uma noite.

O Senhor dos Anéis está repleto de personagens memoráveis, mas aquele que talvez deixe a impressão mais duradoura é Gollum. Serkis forneceu o trabalho de captura de voz e movimentos para Gollum, que os fãs sabem que já foi um hobbit chamado Sméagol.

Com o passar dos anos, entretanto, Sméagol foi corrompido pela influência do Anel e se transformou em uma criatura horrível. Serkis retratou-o com grande sucesso e até mesmo voltou para a primeira parte da trilogia de O Hobbit, de Jackson.

Serkis recentemente se sentou para uma entrevista com o The Guardian, onde falou sobre todo um tipo de coisas. Inevitavelmente, ele tinha alguns boatos para compartilhar sobre O Senhor dos Anéis.

Quando solicitado a preencher o espaço em branco para “Eu costumava andar”, Serkis revelou que andou de quatro fora do set para se preparar para seu papel durante as filmagens da trilogia. “Eu gastei muito tempo me preparando para interpretar Gollum; eu saía para caminhadas de quatro por horas”, disse ele.

Hilariante, Serkis também admitiu que isso tornava as coisas estranhas quando ele se encontrava com outras pessoas. “Eu ocasionalmente entrei em contato com outras pessoas, então eu só tinha que fingir que estava procurando por algo.”

“É justo dizer que é um método bonito”, explicou. Um grande método, de fato.

Trabalho marcante

Mesmo com a captura de movimentos, não há dúvida de que interpretar Gollum foi um papel muito físico. Gollum não anda como uma pessoa normal, em vez disso rasteja curvado na maioria das vezes.

Para melhor retratar isso, Serkis teria que se sentir muito confortável movendo-se de maneiras únicas. É claro que ele levou isso a sério e se esforçou para tornar isso natural para si mesmo.

A atuação de Serkis como Gollum é um dos destaques de O Senhor dos Anéis, então seu método de trabalho nos bastidores definitivamente valeu a pena.

Entre o aniversário de A Sociedade do Anel e o seriado em desenvolvimento da Amazon, a saga O Senhor dos Anéis está recebendo atenção extra atualmente. A série da Amazon se passa milhares de anos antes do cinema, então os fãs não devem esperar ver Gollum aparecer.

No entanto, existem outros personagens de O Senhor dos Anéis que podem fazer uma aparição. O seriado em si tem um grande papel a ocupar quando se trata de explorações em live-action da Terra Média, e os fãs esperam que tire o máximo proveito da oportunidade, assim como Serkis fez.

Ainda não há data de lançamento para a vindoura série ambientada no universo de O Senhor dos Anéis, da Amazon.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.