Filmes

Cena importante de Edward e Bella tem erro em Crepúsculo e fãs não notam

A Saga Crepúsculo não está a salvo de inconsistências e buracos na trama, e uma que deixou fãs debatendo foi sobre a cena onde Edward salvou Bella da mordida de James no primeiro filme.

Vampiros e lobisomens são alguns dos monstros mais populares e amados da cultura pop e passaram por uma variedade de versões e adaptações para diferentes mídias, mas não há nenhuma como o que Stephenie Meyer fez na saga de livros Crepúsculo.

O núcleo dos romances era a relação entre o vampiro Edward Cullen e a mortal Bella Swan, com o lobisomem Jacob Black em seu caminho várias vezes.

O amor de Jacob por Bella não foi o único obstáculo que Edward e Bella tiveram que superar, já que eles também tiveram que lidar com um coven de vampiros conhecido como Volturi, que servia como “realeza” no mundo dos vampiros, e outro grupo menor de vampiros que não eram muito receptivos ao estilo de vida dos Cullen e seu relacionamento com Bella.

Este grupo foi apresentado no primeiro livro e filme da franquia Crepúsculo e foi formado por Laurent Da Revin (Edi Gathegi), Victoria Sutherland (Rachelle Lefevre) e James Witherdale (Cam Gigandet), e eles eram vampiros nômades que, uma vez estabelecidos os olhos em Bella, decidiram que queriam se alimentar dela, especialmente James.

James era o líder do grupo e seu “superpoder” era um sentido excepcional, o que lhe permitia sentir os movimentos de suas presas e caçá-las de uma distância maior do que outros vampiros. Isso é o que tornou possível para ele encontrar Bella, embora os Cullen fizessem tudo que podiam para mandá-la para longe de Forks.

James encontrou o antigo endereço de Bella em Phoenix e, após algumas pesquisas rápidas, ele a fez acreditar que sua mãe estava em perigo e a atraiu para uma armadilha em seu antigo estúdio de balé.

Lá, James atacou Bella e realmente a mordeu, mas assim que os Cullens chegaram, Carlisle instruiu Edward a drenar o veneno de James do corpo de Bella – e isso criou um grande buraco na trama que os fãs ainda estão tentando entender.

Grande buraco na trama

Os vampiros no universo de Crepúsculo são diferentes dos tradicionais em muitos aspectos, mas a maneira como eles “infectam” os humanos é praticamente a mesma.

Em Crepúsculo, basta uma mordida de um vampiro para injetar seu veneno, que então atravessa o corpo da vítima para mudar todas as células vivas e, assim, transformá-la em vampiro.

A mordida de James poderia ter transformado Bella se os Cullen não tivessem chegado a tempo, mas ao mordê-la para sugar o veneno de seu corpo, Edward também deveria tê-la infectado, mas não o fez.

Bella eventualmente se tornou uma vampira em Amanhecer (na Saga Crepúsculo, sua transformação aconteceu bem no final de Amanhecer – Parte 1), onde depois de dar à luz a ela e a filha híbrida de Edward, Renesmee, Edward injetou seu próprio veneno no coração e a mordeu em vários lugares a fim de salvá-la, pois o nascimento de Renesmee quase a matou.

Seguindo a “lógica dos vampiros” de Crepúsculo, se a mordida de James estava perto de transformar Bella, então os esforços de Edward para sugar o veneno também deveriam tê-la transformado.

Uma possível explicação indicada por uma popular teoria de fãs aponta que a mordida é apenas para abrir a pele, com a saliva atuando como veneno. Portanto, enquanto James mordeu abrindo a pele de Bella e deixando o veneno entrar, Edward apenas suga o sangue que teria o veneno.

No entanto, Stephenie Meyer não ofereceu uma explicação oficial sobre esta cena em particular em Crepúsculo como ela fez com muitas outras, então cabe a cada leitor e espectador decidir se Edward sugando o veneno do corpo de Bella também a teria afetado ou se há alguma regra menos conhecida sobre vampiros no universo de Crepúsculo que pode explicar por que ele poderia fazer isso sem nenhum risco (além de sugar muito e matá-la, é claro).

No Brasil, os filmes de Crepúsculo estão agora disponíveis na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.