Filmes

Fãs da Disney entendem algo errado sobre Elsa

Elsa foi revelada como o misterioso quinto espírito em Frozen 2, e um curta de Frozen confirmou que ela não foi a primeira pessoa a carregar esse manto. Frozen 2 foi a tão esperada sequência do filme de 2013, mas embora tenha obtido sucesso nas bilheterias, ficou um pouco aquém das expectativas do público.

A principal razão para a resposta a Frozen 2 ser mais negativa foi sua trama complicada e mitologia, que apresentou quatro espíritos elementais e uma voz estranha chamando Elsa para a geleira mágica de Ahtohallan.

Foi em Ahtohallan onde foi revelado que Elsa era o quinto espírito, um ser que servia como ponte entre a magia dos quatro espíritos elementais e o mundo humano.

Elsa sendo o quinto espírito serviu de explicação para seus poderes mágicos de gelo e é usada para ajudar a amarrar a narrativa de Frozen 2, mas também deixa algumas questões persistentes para trás.

Frozen 2 não explica totalmente a história do quinto espírito ou o que ele realmente é, e não ficou claro se Elsa foi a primeira a se tornar o quinto espírito – algo que o mundo sempre esperou – ou se ela foi a próxima em uma linha mais longa deles.

Como a ideia do quinto espírito já existia nas lendas do povo Northuldra, então foi sugerido que existiram outros antes de Elsa, mas a apresentação dele como uma grande revelação e a falta de clareza em torno do ponto significava que era incerto.

As Lendas de Frozen 2, um curta de Frozen em streaming no Disney+, esclarece um pouco as coisas.

Enquadrado como uma história ambientada no universo de Frozen contada a duas crianças, ele conta a história das origens dos quatro espíritos elementais e inclui o quinto espírito em sua história também, que descreve como “o espírito humano”.

Curiosamente, o quinto espírito não estava originalmente entre os outros, mas em vez disso nasceu “com o tempo”, sugerindo que os outros espíritos são anteriores à existência da humanidade e, então, quando vieram a existir, o quinto espírito foi criado.

Como observa a narração: “Juntos, eles criaram uma harmonia deslumbrante e nosso mundo dançou.”

Elsa não foi o primeiro quinto espírito

O curta de Frozen não deixa claro quem era o primeiro quinto espírito, mas dado que a configuração está implícita ter sido há muito tempo, então era alguém diferente de Elsa.

A história também mostra um pouco do que aconteceu, quando o quinto espírito saiu de seu ritmo, causando caos e uma falta de equilíbrio, e então os outros espíritos eventualmente partiram do mundo.

Isso adiciona ainda mais peso à jornada de Elsa em Frozen 2, já que ela não era apenas o quinto espírito, mas era na verdade responsável por reunir os outros espíritos elementais mais uma vez, já que presumivelmente não havia outro quinto espírito entre o primeiro e ela (embora seja possível).

Também a liga mais intimamente à narrativa do Escolhido, já que ela está trazendo de volta um senso de equilíbrio.

Ainda existem vários mistérios em torno do quinto espírito por enquanto, uma vez que a natureza exata de como e por que eles vieram a existir, e quais poderes eles possuíam, não são respondidos aqui. No entanto, ilumina um pouco mais um dos elementos mais confusos do enredo de Frozen 2.

É possível que a história de Frozen 3 ou, mais provavelmente, mais curtas continuem a explorar e explicar o quinto espírito e a mitologia do mundo de Frozen em geral, contextualizando ainda mais o lugar de Elsa nele.

É discutível que os filmes ainda precisam levar em conta o que Elsa ser o quinto espírito realmente significa, mas sabendo mais sobre a harmonia que ela trouxe e quão importante é seu papel, dado o quão errado foi no passado (e talvez pudesse fazê-lo novamente), pelo menos dá mais compreensão enquanto cria histórias intrigantes para o futuro.

No Brasil, os filmes e curtas de Frozen estão agora disponíveis no Disney+.

Você quer ver essa e mais produções da Marvel, Star Wars, NatGeo e Pixar? Clique aqui para assinar o Disney+

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.