Filmes

Filme da Marvel dá prejuízo de mais de US$ 100 milhões

A chegada do Quarteto Fantástico e os X-Men é um dos eventos mais esperados do futuro do MCU. Após a compra da Fox pela Disney, a turma de Reed Richards e Charles Xavier passou a fazer parte das propriedades do Universo da Marvel nos cinemas.

Ainda não se sabe exatamente como acontecerá a transição dos X-Men para o MCU, mas as primeiras sementes já foram plantadas na série WandaVision, que fez o maior sucesso em 2021 no Disney+.

A estreia dos X-Men no MCU vem em boa hora – principalmente após o fracasso do último filme dos heróis na Marvel.

O site TheThings falou tudo sobre o fracasso monumental de X-Men: Fênix Negra; confira abaixo!

Decepção instantânea

Grandes franquias sempre contam com estratégias para pelo menos garantirem o investimento de volta nas bilheterias. No caso de X-Men: Fênix Negra, essas táticas acabaram falhando miseravelmente.

Mas afinal de contas, por que Fênix Negra foi um fracasso tão grande? A resposta é uma mistura da recepção crítica, expectativas dos fãs e um roteiro repleto de modificações.

Para começar, os filmes dos X-Men foram grandes responsáveis pelo início da loucura por super-heróis no cinema. Por outro lado, a franquia chegou ao auge em seus primeiros filmes, decaindo profundamente em lançamentos mais modernos – como Dias de um Futuro Esquecido e Apocalipse.

Como a história da Fênix Negra já havia sido contada (em partes) em X-Men: Confronto Final, a Fox acumulou a enorme responsabilidade de, além de lançar um filme bem sucedido, recompensar as expectativas dos fãs.

Mesmo com uma maior atenção aos elementos das HQs e de uma das tramas mais famosas da Marvel, X-Men: Fênix Negra não conseguiu conquistar nem fãs nem críticos.

Além de alcançar os míseros 22% de aprovação no Rotten Tomatoes, o filme chegou a apenas 64% de aprovação dos fãs, um nível bastante baixo.

No final das contas, Fênix Negra se tornou um dos maiores desastres da Fox, estabelecendo-se como a segunda pior bilheteria de um filme dos mutantes, ficando atrás apenas de Novos Mutantes.

“A performance dos filmes da Fox estava muito aquém do esperado quando fizemos a aquisição”, afirmou Bob Iger, o CEO da Disney.

Com um orçamento de 200 milhões de dólares, Fênix Negra conseguiu apenas 252 milhões na bilheteria mundial. Como o orçamento inicial não leva em conta gastos com marketing, estima-se que o filme tenha representado um prejuízo de mais de 100 milhões de dólares para o estúdio.

X-Men: Fênix Negra está disponível no Disney+.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.