Filmes

Matrix de Keanu Reeves inspira chocante teoria da conspiração

Matrix levantou inúmeras discussões filosóficas. Há até mesmo quem acredite que nós vivemos em uma simulação como a do filme.

Há teorias que nascem da história estrelada por Keanu Reeves e uma delas provou ser chocante.

O Looper publicou uma ideia encontrada nas redes sociais. Ela basicamente reúne Matrix com The Sims.

A teoria é que o planeta em que vivemos é uma simulação, como a de Matrix. Nela, um pequeno grupo de pessoas criou um programa que inventa toda população dessa Terra – a partir de uma alta realidade.

Mas, como ninguém perceberia o que está acontecendo? A teoria inspirada em Matrix diz que esse programa simula o que é ser uma pessoa real – assim, no “mundo real”, há entusiastas jogando como se estivessem com The Sims.

Assim, o mundo giraria em torno da vontade desses seres, controlando as ações de diferentes grupo. Há também quem acredite em uma variação da mesma teoria.

O mundo é um grande The Sims, mas as pessoas dentro da simulação estão apagadas com essa realidade sendo preenchida por algum programa dentro do cérebro de cada um. Nesse caso, mais próximo de Matrix.

Até onde sabemos, por sorte, isso não passa de uma teoria de rede social.

O segredo de Matrix

No centro de Matrix está Neo, o personagem de Keanu Reeves. Ele é colocado como o salvador, dando a possibilidade de um futuro melhor para os humanos.

Para isso, Neo participa de uma luta no mundo real e dentro da Matrix, um mundo criado para simplesmente alimentar as máquinas.

Como se sabe, o personagem de Keanu Reeves é apresentado como Thomas Anderson. Oa vilões do longa, inclusive, insistem em chamá-lo de Senhor Anderson.

Porém, para os sobreviventes, o salvador vai sendo chamado cada vez mais de Neo, que vira o nome oficial deles. A partir de uma revelação das diretoras de Matrix, um segredo sobre essa mudança é descoberto.

Em 2020, as diretoras Lana e Lilly Wachowski confirmaram que Matrix é uma história sobre a transição de gênero e a aceitação sobre isso. Assim, a mudança do nome de Neo seria como um passo importante nessa mudança para uma pessoa trans.

A página NetflixFilm deixou isso ainda mais claro. Em publicações no Twitter, o perfil usou citações da escritora Andrea Long Chu.

“Neo tem disforia. Matrix é um gênero binário. Os agentes são a transfobia. Você entendeu”, afirma a citação da análise sobre os longas.

Há outros momentos de Matrix que são bem simbólicos. Um é o momento de escolher qual pílula tomar. A vermelha, conforme a escritora, é como se fosse a terapia de hormônio – na década de 1990, o medicamento era vermelho.

Por fim, como citado antes, os agentes insistem em chamar Neo de “Senhor Anderson”, o que simboliza a transfobia. Em 2020, Lilly declarou que ficou “feliz que todos tenham descoberto a nossa intenção original”.

“Um hacker fica sabendo de uma incrível conspiração que envolve a realidade de todos os humanos e se junta a uma rebelião em busca da liberdade”, diz a sinopse de Matrix.

Os filmes de Matrix estão na Netflix. Enquanto isso, Matrix 4 deve chegar em dezembro de 2021.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.