Filmes

Mistério de Han em Velozes e Furiosos é enfim respondido

Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio mostra Han roubando dinheiro da Yakuza, embora ele já seja rico – por quê? Han menciona no filme que ele tem muito dinheiro – uma frase que faz sentido dado o assalto em Velozes e Furiosos 5: Operação Rio – então por que ele arriscaria seu negócio e sua vida por um pouco de dinheiro extra?

Existem algumas explicações possíveis para a decisão questionável de Han.

Quando Sean Boswell conhece Han em Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio, o veterano personagem já passou por muita coisa. Sua corrida com a equipe de Dom Toretto trouxe fortuna, problemas com a lei e, no final de Velozes e Furiosos 6, a morte de sua parceira, Gisele Yashar.

Essa última reviravolta cruel do destino enviou Han em um pouco de autoexame, eventualmente terminando em Tóquio e abrindo sua própria garagem. O dinheiro de Velozes e Furiosos 5: Operação Rio deveria ter sido suficiente para manter Han indefinidamente depois disso, então por que ele começou a roubar da Yakuza?

Existem múltiplas explicações possíveis. A primeira e mais óbvia é simplesmente que o dinheiro pode não ter ido tão longe quanto Han gostaria.

Tóquio é uma das cidades mais caras do mundo, e seu estilo de vida lá – cheio de luxo, boates e peças de carro de desempenho – provavelmente afetou severamente os US$ 10 milhões que Han roubou no assalto de Velozes e Furiosos 5: Operação Rio.

Uma boa parte desse dinheiro provavelmente já estava gasto quando ele chegou ao Japão, e muito mais teria sido gasto no negócio da garagem em si. Com tantas despesas acumulando, Han pode ter estado mais precisando de dinheiro do que parecia estar.

As escolhas de Han

Outra explicação possível, mais triste, é que Han seguiu por um caminho autodestrutivo após a morte de Gisele, o que o levou a se envolver em um comportamento mais perigoso. Quando ele aparece em Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio, Han realmente não corre mais e está essencialmente sozinho.

Claro, ele vai para os clubes e busca números de telefone e tem um grupo de pilotos e mecânicos à sua disposição, mas sua energia parece diminuída desde seus primeiros dias. Ele desistiu completamente da esperança ou da vida?

Absolutamente não. Mas, na esteira da morte de Gisele em Velozes e Furiosos 6, e depois de tudo o que viu, Han pode ter revertido instintivamente ao seu padrão tradicional de comportamento – um padrão que o coloca em perigo, mesmo quando não é necessário.

A melhor explicação para o roubo de Han da Yakuza é provavelmente uma combinação das duas. O estilo de vida luxuoso de Tóquio provavelmente minou mais seu dinheiro do que parecia de fora, e sua falta de objetivo depois de Velozes e Furiosos 6 pode tê-lo empurrado de volta à sua antiga vida de crime.

Felizmente, com Han milagrosamente voltando dos mortos em Velozes e Furiosos 9, parece que suas decisões em Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio não serão tão fatais quanto pareciam antes.

No Brasil, Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio está agora disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.