Filmes

Perdeu? Liga da Justiça de Snyder tem icônico personagem de Schwarzenegger

Contém spoilers!

Não há escassez de referências em Liga da Justiça de Zack Snyder, mas mesmo o fã mais dedicado pode ter perdido o aceno do filme a Conan, o Bárbaro. E não, não se trata da mera presença de Jason Momoa, que interpretou Conan no remake de 2011.

Parece que Snyder preparou uma referência sutil para o filme de 1982 estrelado por Arnold Schwarzenegger por meio de uma cena bem trabalhada de Darkseid, que fará você querer revisitar o clássico de fantasia imediatamente.

Antes de ressuscitar Superman, Ciborgue recebe uma visão perturbadora do futuro em que a Mulher-Maravilha e Aquaman estão mortos, e Darkseid é instalado em um trono como o governante de um universo em ruínas.

É algo desolador, mas também está estruturado de uma forma que deve ser familiar aos fãs da versão de Conan de Arnold Schwarzenegger.

Quando vemos Darkseid em seu trono, ele está ligeiramente inclinado para a frente com a cabeça apoiada em um de seus punhos gigantes, enquanto a outra mão está apoiada em sua coxa. É uma pose majestosa e ameaçadora, mas também famosa para os fãs de filmes dos anos 80.

No final de Conan, o Bárbaro, em 1982, um epílogo revela que Conan um dia se tornará rei. E no breve flashforward do filme para o futuro, ele é visto sentado em um trono na mesma pose que Snyder usa para Darkseid na visão de Ciborgue do futuro.

Homenagem a Conan, o Bárbaro

É interessante que Zack Snyder tenha incluído uma homenagem a Conan em sua versão de Liga da Justiça, especialmente porque o personagem faz parte do universo dos quadrinhos da Marvel (embora os livros de Robert E. Howard sejam anteriores à versão em quadrinhos de Conan de várias décadas).

De sua parte, o diretor não compartilhou seu processo de pensamento nos bastidores, mas Snyder é, antes de tudo, um fã de quadrinhos e filmes.

Parte do que faz o trabalho do diretor se conectar com tantos fãs é sua fluência na cultura pop. Como resultado, a referência de Conan faz todo o sentido, especialmente porque ocorre durante um vislumbre do futuro.

Quando Conan, o Bárbaro, revela que o guerreiro vivido por Arnold Schwarzenegger um dia se tornará rei, a imagem dele sentado no trono é acompanhada pelas palavras: “Mas isso é outra história.”

O mesmo pode ser dito sobre o futuro de Darkseid. Em uma entrevista de março para a Vanity Fair, Snyder explicou que a visão de Ciborgue era preparar Liga da Justiça 2, o que é improvável que aconteça agora.

Quando a nave diz: “O futuro se enraizou no presente”, está dizendo a Ciborgue que todas as coisas terríveis que ele acabou de ver são inevitáveis.

No entanto, assim como a jornada de Conan ao trono, o reinado de terror de Darkseid é uma história que provavelmente permanecerá não contada… pelo menos no futuro previsível.

No Brasil, Liga da Justiça de Zack Snyder está agora disponível para aluguel nas principais plataformas de streaming.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.